Em 12 anos de pontífice, o papa Francisco visitou 68 países, entre eles o Brasil. A visita do pontífice em 2013 para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ)— maior evento católico de jovens do planeta— foi a primeira e única aparição do argentino em terras brasileiras.
Com mais de 3,5 milhões de pessoas em Copacabana, no Rio de Janeiro, o papa Francisco reuniu o maior número de visitantes em uma única cidade brasileira até o hoje, segundo o Ministério de Turismo.
Francisco, que era devoto de Nossa Senhora Aparecida, visitou a Basílica da padroeira do Brasil antes de chegar ao Rio. Essa foi a primeira viagem internacional do pontífice como Papa. Na época, aliás, brincou com jornalistas que ‘lamentaram’ o fato do líder católico ser argentino, fazendo referência à rivalidade dos países.
“Vocês querem tudo. Vocês já têm um Deus brasileiro, queriam um papa também?”, brincou.
Na JMJ, Francisco incentivou os jovens na busca pelo protagonismo de mudanças sociais. Em um discurso emocionante, ele pediu que a juventude assumisse uma missão missionária e de fortalecimento da Igreja, especialmente na América Latina.