O governador Ibaneis Rocha (MDB) autorizou, nesta segunda-feira (22/4), a redução do tempo mínimo necessário para que policiais militares possam ser promovidos, o chamado interstício.
Com esta mudança, segundo o GDF, o número de promoções na Polícia Militar (PMDF) salta de 204 para 1.002 neste ano.
A alteração beneficia diretamente 95 oficiais e 907 praças que já atendem aos critérios de desempenho, mas que precisariam esperar mais tempo para subir de patente. Sem a medida, apenas 68 oficiais e 136 praças seriam promovidos agora.
O interstício é o intervalo de tempo que o militar precisa cumprir em um determinado posto antes de poder ser promovido ao cargo seguinte. A legislação permite que esse prazo seja reduzido em casos específicos.
“Como forma de reconhecimento pelo belíssimo trabalho que os policiais fazem, faremos a quebra do interstício. Contem sempre com este governador que tem respeito e orgulho da nossa polícia”, disse Ibaneis durante o anúncio.
De acordo com o secretário de Economia, Ney Ferraz, o próximo passo é publicar o decreto que oficializa a decisão. O impacto estimado na folha de pagamento da PMDF será de R$ 5 milhões.
A Polícia Militar afirmou que a medida fortalece a motivação da equipe, além de contribuir para manter a hierarquia e a disciplina da corporação, que são pilares fundamentais do trabalho policial.