Home Saúde Quer parar de beber refrigerante? Nutróloga explica benefícios

Quer parar de beber refrigerante? Nutróloga explica benefícios

0

Refrigerantes são bebidas gaseificadas e açucaradas que contém enormes quantidades de corantes e conservantes. Apesar de estarem nas mesas de muitos brasileiros, eles possuem características prejudiciais para uma boa saúde, mesmo em suas versões zero açúcar.

Por isso, muita gente aproveita o período de quaresma para diminuir seu consumo ou até zerá-lo. Segundo a nutróloga Andrea Sampaio, do Hospital Sírio-Libanês, há ao menos 10 benefícios que podem ser obtidos ao parar de consumir refrigerante. Confira.

Coisas que acontecem quando paramos de beber refrigerante

1. Redução de peso com prevenção ao sobrepeso e obesidade

“O refrigerante possui teor elevado de açúcar. Afinal, uma lata de refrigerante de 350 ml, possui cerca de 10 colheres de chá de açúcar, quantidade que corresponde a 100% do que é recomendado diariamente”, garante Andrea.

2. Queda do inchaço com prevenção na hipertensão arterial

“Reduz o inchaço e contribui para prevenção da hipertensão arterial, pois tanto o sódio como o açúcar, favorecem a retenção de sal e água no organismo”, relata a nutróloga.

3. Prevenção a cárie e osteoporose

“Os refrigerantes possuem ácidos fosfóricos em sua composição, que competem com o cálcio no sítio de absorção, não deixando o cálcio ser absorvido favorecendo a osteoporose e cáries. Sendo assim, esse cálcio livre no sangue pode levar a formação de cálculo renal, as ‘pedras’ nos rins“, destaca.

4. Melhor funcionamento intestinal

“Os refrigerantes levam ao desequilíbrio da flora intestinal, aumentando o acúmulo das bactérias patógenas (bactérias ruins), como também da inflamação, levando ao acúmulo de gases, predisposição para diarreia e constipação intestinal”, justifica.

5. Reduz o risco de câncer

“Temos na composição do refrigerante sódio, açúcar, corantes, acidulantes e demais aditivos químicos, como bisfenol A, que podem contribuir com surgimento de diversas doenças, o que inclui o câncer. O excesso de refrigerantes favorece ao aumento de peso e a obesidade que é um risco real para câncer”, termina.

Leia a notícia completa no Sport Life, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile