Apesar de muito comum e de difícil combate, a gordura abdominal deve ir além da preocupação estética. Em grandes quantidades, ela pode estar associada a doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e obesidade.
Uma das formas naturais de combatê-la é o consumo de chás naturais que acelerem o metabolismo e contribuam para a queima da gordura indesejável. No entanto, além da bebida, é essencial ter uma rotina alimentar saudável e praticar exercícios físicos regularmente.
Conheça 4 chás para combater a gordura abdominal
1- Chá de gengibre
A ação diurética e termogênica da bebida ajuda no processo de perda de peso. A raiz do gengibre estimula o metabolismo, fazendo com que o corpo gaste mais energia. “Além de ser anti-inflamatório, o gengibre também melhora a digestão e pode ajudar na redução da gordura abdominal”, destaca a nutricionista Cibele Santos, em entrevista anterior ao Metrópoles.
O efeito emagrecedor do chá de gengibre pode ser ainda mais potencializado quando combinado com canela. Juntos, além de diminuírem o acúmulo de gordura no corpo, os alimentos auxiliam no controle do açúcar no sangue, colesterol e na regulação da pressão arterial.
Ingredientes:
- 2 cm de gengibre fresco;
- 200 ml de água.
ou
- 1 colher de sopa de gengibre em pó;
- 1 litro de água.
Modo de preparo:
Coloque os ingredientes em uma panela e deixe ferver por 8 a 10 minutos. Desligue o fogo, tampe a panela e, quando estiver morno, beba. Para turbinar os efeitos, basta adicionar dois paus de canela com o gengibre, para que os dois fiquem em infusão juntos.
2- Chá verde
O chá verde contribui para a perda da gordura abdominal através da presença da epigalocatequina galato em sua composição. Ela aumenta o gasto energético de quem consome a bebida. O chá ainda possui propriedades diuréticas que eliminam a retenção de líquidos.

Ingredientes:
- 1 colher de chá de folhas de chá verde;
- 200 ml de água.
Modo de preparo:
Ferva a água e, só depois de desligar o fogo, adicione as folhas. Deixe em infusão por três a cinco minutos. Coe e consuma morno ou frio, sem adoçar.
3- Chá oolong
A bebida traz diversos benefícios para quem a consome e, segundo a nutricionista Julia Carricondo, do Instituto de Nutrição, em Brasília, o oolong pode ser uma boa alternativa para quem busca a queima da gordura abdominal. “Ele auxilia no metabolismo da gordura. Aliado com a sua ação anti-inflamatória, pode ajudar muito na saúde do coração”, explica.
Ingredientes:
- 2 folhas de chá oolong;
- 240 ml de água.
Modo de preparo:
Ferva a água. Adicione duas folhas de chá. Deixe em infusão por três a cinco minutos, coe e beba.
4- Chá de cavalinha
O chá de cavalinha possui ação diurética e é rico em silício, mineral que mantém os ossos, músculos e unhas fortalecidos. A bebida ainda ajuda a reduzir o inchaço e a retenção de líquidos.
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de cavalinha;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo:
Ferva a água, misture com uma colher de sopa de cavalinha e deixe em repouso de cinco a dez minutos. Por fim, coe e beba.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!