Home Entretenimento Quem é Hamdan Ballal, vencedor do Oscar sequestrado em Israel

Quem é Hamdan Ballal, vencedor do Oscar sequestrado em Israel

0

O cineasta Hamdan Ballal, co-diretor da produção de Sem Chão (No Other Land, nome original), filme vencedor do Oscar de Melhor Documentário de 2025, foi espancado por soldados israelenses e possivelmente sequestrado. As informações foram compartilhadas por Yuval Abraham, diretor do filme em seu perfil no X, antigo Twitter.


Saiba quem é Hamdan Ballal

  • Ballal é um fotógrafo da cidade de Susiya, na Cisjordânia.
  • Ele participou da direção do documentário Sem Chão sobre a destruição de um assentamento palestino pelas Forças de Defesa de Israel junto com Basel Adra, Rachel Szor e Yuval Abraham, em sua estreia na direção.
  • O filme estreou no Festival Internacional de Cinema de Berlim, em 2024.
  • Ballal já recebeu mais de 40 prêmios, incluindo o BAFTA e o Oscar de Melhor Documentário.
  • Ele também trabalha como ativista de direitos humanos para a Humans of Masafer Yatta, B’Tselem e outras organizações. Como pesquisador, ele investiga violações de direitos humanos por parte das autoridades israelenses.

Sobre o filme Sem Chão

O filme vencedor do Oscar é uma coprodução entre Palestina e Noruega, feito por um coletivo palestino-israelense de ativistas. A trama segue Basel Adra, um jovem ativista palestino que, desde criança, luta contra o deslocamento de seu povo pelos militares israelenses em Masafer Yatta. Ele documenta a destruição de sua comunidade e forma uma amizade com Yuval, um jornalista judeu israelense, o que desafia as diferenças entre suas condições de vida.

3 imagens

1 de 3

Poster do filme Sem Chão / No Other Land

Divulgação

2 de 3

Cena do filme Sem Chão / No Other Land

Divulgação

3 de 3

Cena do filme Sem Chão / No Other Land

Divulgação

Embora o filme não tenha encontrado distribuidor nos EUA, foi exibido no Film at Lincoln Center, em Nova York, em novembro de 2024, qualificado para o Oscar. No Brasil, já está sendo exibido em algumas cidades brasileiras, como em São Paulo, no CineSesc.

Com aclamação universal, o filme obteve 100% de críticas positivas no Rotten Tomatoes, com uma média de 8,9/10, e recebeu uma pontuação de 93 no Metacritic. Foi classificado entre os melhores documentários de 2024, figurando nas listas da Cineuropa, Screen International e Deadline Hollywood.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile