A Operadora Quallity Saúde manifestou nota oficial se defendendo das acusações feitas por beneficiários pela falta de atendimento, filas para conseguir consultas e dificuldades e marcar exames.
Após publicação da nota oficial da Quallity, vários beneficiários entraram em contato com a nossa redação afirmando que a empresa continua com sérios problemas de atendimento e que a nota emitida pela Quallity não reflete a realidade enfrentada pelos inúmeros beneficiários do plano.
Segundo alguns beneficiários que contataram nossa redação, em Planaltina e Sobradinho, não há rede credenciada disponível para atendimento. “Quando eles venderam o plano pra gente até que tinha umas clínicas credenciadas aqui. Não atendia todas a especialidades mas tinha pelo menos clínico médico.Hoje não tem clínica nem laboratório.”
Outro fator que continua causando muitos aborrecimentos aos beneficiários é caso do Laboratório SABIN que suspendeu atendimentos da Quallity.
“O SABIN, que fazia parte da rede credenciada no momento da contratação do plano, foi descredenciado, o que dificultou realização de exames. Isso é um absurdo e um abuso, relatou uma beneficiária.”
A Quality disse em nota que o Laboratório o Laboratório Sabin não faz parte por decisão unilateral, mas muitos beneficiários recebiam informação que o laboratório não estava atendendo por falta de pagamento . Os beneficiários também disseram que o laboratório Exame já fazia parte da rede anterior, mas que não atende todas as regiões, logo, por isso acreditam que houve apenas redução da rede e que se sentem enganados.
Constrangimento. Beneficiários relataram que o processo começou com suspensões pontuais de atendimento e terminou com o descredenciamento total. Segundo informações de alguns beneficiários usuários, o motivo seria o não pagamento da Quality ao laboratório, mesmo após os beneficiários realizarem os pagamentos para operadora em dia. Sendo assim o que se entende é que a operadora recebe de seus clientes e beneficiários, mas não repassa aos prestadores, o que demonstra falta de compromisso com a rede contratada e gera insegurança assistencial criando climas de constrangimento e vergonha.
Diante dos fatos narrados pelos beneficiários, fica evidente que a Quallity realmente reduziu drasticamente o número de clínicas credenciadas, substituindo prestadores por rede própria, e ao que tudo indica é limitada, mal distribuída e insuficiente para atender com o mínimo de qualidade.
Há casos de 4 meses de espera por uma consulta! Além do mais, beneficiários são obrigados a percorrer longas distâncias, mesmo para procedimentos simples, ferindo o princípio da razoabilidade e o direito ao atendimento regional.
Portanto ficam a perguntas: Será que há mesmo excelência no serviço prestado pela Quality aos seus beneficiários? Quando os beneficiários poderão contar com clínicas para realizarem consultas? Por que beneficiários demoram até 4 meses para conseguirem uma consulta?
Nossa redação e o núcleo de proteção ao consumidor continuam de olho nas operadoras de planos de saúde. Não se pode criar uma estratégia de redução de custos às custas da saúde dos beneficiários, que pagam por uma cobertura ampla e recebem uma entrega limitada e ineficaz.
Nessa luta em que a parte mais frágil é o consumidor reiteramos a necessidade de fiscalização urgente por parte dos órgãos competentes, especialmente a ANS, diante das denúncias recorrentes de descumprimento contratual e prejuízo aos consumidores.
O post Quallity Saúde se manifesta mas não convence apareceu primeiro em Donny Silva.



