A pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (16/7) evidencia que 72% dos brasileiros discordam da atitude do presidente dos EUA, Donald Trump, em impor tarifaço por acreditar em perseguição política contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Questionados sobre a crítica de Trump à condenação de Bolsonaro, 57% acreditam que ele não tem direito de criticar o processo no qual o ex-presidente é réu, no Supremo Tribunal federal (STF), pela suposta trama golpista.
O levantamento é o primeiro após Trump, anunciar que as importações de produtos do Brasil serão taxadas em 50%. Para 53% dos brasileiros, Lula está certo ao reagir com medidas de reciprocidade.
A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 10 e 14 de julho, em entrevistas presenciais. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Leia também
-
Alckmin e Gleisi discutem tarifas de Trump com Alcolumbre e Motta
-
EUA: taxas de Trump aceleram inflação e pesam no bolso do americano
-
Reação contra Trump beneficia Lula e PT se anima para 2026
-
Tarifaço de Trump: EUA inicia investigação comercial contra o Brasil
O levantamento também mostra que 79% dos entrevistados afirmam que vão sentir os impactos das taxas de 50% impostas pelo presidente norte-americano.
Ainda segundo os resultados da pesquisa, para 53% dos brasileiros, Lula está correto ao reagir com medidas de reciprocidade. Quando perguntados sobre quem está mais certo nesse embate, a maioria escolheu Lula e o PT (44%).
Embora boa parte tenha escolhido Lula e PT, 55% acham que Lula provocou Trump ao criticá-lo no Brics. Outros 31% consideram que o presidente brasileiro não provocou, enquanto 14% não souberam ou não responderam ao questionamento.