spot_img
segunda-feira, 7 abril, 2025
More
    spot_img
    HomeBrasilPT vê PL isolado e quer arrematar agro com Lira ministro

    PT vê PL isolado e quer arrematar agro com Lira ministro

    -

    O PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva considera que o PL ficou isolado na Câmara ao tentar obstruir o plenário diante da votação do PL da Reciprocidade, de interesse do agronegócio e que municiará o Planalto na guerra comercial com os Estados Unidos. Lideranças petistas querem aproveitar o que consideram uma janela de oportunidade e voltaram a defender o deputado Arthur Lira (PP-AL) como ministro da Agricultura.

    A obstrução é uma manobra geralmente utilizada pela oposição para impedir votações no Congresso. Ela consiste em parlamentares não marcarem presença, para evitar quórum para deliberações, além de apresentação de requerimentos de retirada de pauta. O PL adotou esse posicionamento pela segunda semana consecutiva, visando pressionar o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a pautar o projeto de anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro.

    De acordo com líderes partidários ouvidos pelo Metrópoles, a obstrução do PL não prosperou e deve seguir sem adesão nas próximas semanas. O PT quer aproveitar esse momento para intensificar a construção de uma aliança com o Centrão, onde está parte considerável dos parlamentares da chamada “bancada do boi”.

    5 imagens

     Alckmi, Lula e Lira
    Partidos como o PP de Arthur Lira podem ser beneficiados em reforma ministerial
    1 de 5

    Ricardo Stuckert / PR

    2 de 5

    Ricardo Stuckert / PR

    3 de 5

    Reprodução

    4 de 5

    Alckmi, Lula e Lira

    Hugo Barreto/Metrópoles
    @hugobarretophoto

    5 de 5

    Partidos como o PP de Arthur Lira podem ser beneficiados em reforma ministerial

    Igo Estrela/Metrópoles
    @igoestrela

    A aprovação do PL da Reciprocidade uniu governo e agronegócio, pois a proposta também favorece o Brasil em negociações internacionais e protege o setor do que ele mesmo batizou de “protecionismo verde” da Europa. Agora, caciques do PT passaram a defender que Lira, ex-presidente da Câmara e um dos nomes do agro, assuma o Ministério da Agricultura para amarrar a bancada ao governo.

    O atual ministro é Carlos Fávaro (PSD), que sofre críticas de congressistas. Lira, por sua vez, é ex-presidente da Casa e detém boa relação com o Centrão, grupo sobre o qual ainda exerce influência. A leitura no PT é que, ao insistir para o deputado assumir a pasta, uma das fontes de desgaste da Esplanada com o setor seria minimizada.

    Segundo caciques da bancada do agronegócio, o grupo tem lidado com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para solucionar problemas do agro. Foi o que ocorreu com o Plano Safra, quando linhas de crédito do programa foram suspensas pelo Tesouro Nacional por causa do atraso na aprovação do Orçamento de 2025.

    Apesar disso, os mesmos caciques do agro afirmam que não enxergam um “bom negócio” para Lira se tornar ministro. Destacam que, fora do governo, o ex-presidente da Câmara pode se manter próximo a Lula, sem comprometimento ou repercussão eleitoral para 2026, quando tentará se eleger senador em Alagoas. Em 2022, o deputado fez campanha para Bolsonaro no estado.

    Outro ponto que trouxe um eventual convite a Lira de volta ao debate foi a viagem que o deputado fez com o presidente Lula ao Japão. O parlamentar fez parte da comitiva presidencial, que tinha como missão melhorar a relação comercial do Brasil com países asiáticos, inclusive para liberação de exportação de carne à região.

    Related articles

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Stay Connected

    0FansLike
    0FollowersFollow
    3,912FollowersFollow
    22,300SubscribersSubscribe
    spot_img

    Latest posts