spot_img
More
    spot_img
    HomeBrasilPT vai ao BC para saber sobre lucros com tarifaço de Trump....

    PT vai ao BC para saber sobre lucros com tarifaço de Trump. Entenda

    -

    O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do PT na Câmara dos Deputados, solicitou ao Banco Central (BC) informações sobre movimentação incomum no mercado cambial brasileiro horas antes do anúncio oficial do governo dos Estados Unidos de impor tarifas de 50%. Nesse cenário, o parlamentar busca a identificação de pessoas físicas e jurídicas que realizaram operações de compra ou venda de dólares no mercado à vista com valores iguais ou superiores a R$ 500 mil.

    O petista indica a possibilidade a prática criminosa de uso indevido de informação privilegiada: “Além dos efeitos sobre a integridade cambial, os fatos noticiados apontam para possível conexão com crimes mais amplos, como lavagem de dinheiro, obstrução da justiça, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dado o elo com atos de retaliação estrangeira promovidos em conluio com agentes políticos nacionais”.

    Além do detalhamento dos dados solicitados, o líder do PT na Câmara dos Deputados também pediu a análise de eventuais padrões atípicos ou concentração suspeita de ordens de câmbio e o encaminhamento imediato das informações à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), à Procuradoria-Geral da República (PGR) e ao Supremo Tribunal Federal (STF).

    Leia também

    No pedido, Lindbergh Farias ressalta que, segundo manifestação da Advocacia-Geral da União (AGU), “as tarifas impostas ao Brasil integram um plano mais amplo de pressão econômica internacional e chantagem geopolítica, articulado para constranger ministros do STF e impedir a responsabilização penal de membros da alta cúpula política nacional, notadamente do ex-presidente Jair Bolsonaro e de seus familiares”.

    “Tais indícios ganharam ainda mais relevância institucional diante da manifestação da Advocacia-Geral da União ao Supremo Tribunal Federal, no âmbito do Inquérito nº 4995/DF (Pet 14.129), relatado pelo Ministro Alexandre de Moraes, que investiga a atuação do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro em possível estratégia de obstrução de justiça, coação no curso do processo e atentado ao Estado Democrático de Direito”, apontou o deputado.

    Willian Carvalho de Menezes
    Willian Carvalho de Menezes
    Jornalista Profissional (0014562/DF) e fotojornalista com 20 anos de experiência na cobertura de fatos que marcaram o Distrito Federal e o Brasil. Atualmente estou à frente do portal Clique DF, onde combino meu olhar jornalístico com a sensibilidade da fotografia para informar com responsabilidade, profundidade e compromisso com a verdade.

    Related articles

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Stay Connected

    0FansLike
    0FollowersFollow
    3,912FollowersFollow
    22,400SubscribersSubscribe
    spot_img

    Latest posts