A Prefeitura de Ipatinga publicou um decreto, neste domingo (12/1), que declara situação de emergência no município após as fortes chuvas que afetaram a cidade. Temporais deixaram ao menos oito mortos na região leste de Minas Gerais — sete, em Ipatinga, e uma em Santana do Paraíso.
O que diz o documento
- Segundo a Prefeitura, choveu mais de 80mm em menos de uma hora em diferentes pontos do município. As fortes chuvas causaram deslizamentos de terras, desmoronamento de casas e o alagamentos de vias.
- O decreto também considera que “ainda há previsão de grandes volumes de chuvas para os próximos dias, o que ocasionará mais riscos aos munícipes e ao patrimônio público”.
- “Em decorrência dos fatos narrados e o risco de desabamento e/ou desmoronamento, quedas de barreiras, muros, estradas e pontes, há uma demanda crescente por ações imediatas, urgentes para evitar um desastre maior”, pontua o documento assinado pelo prefeito Gustavo Nunes.
A medida autoriza a aquisição de insumos, materiais e contratação de serviços e de pessoal para acelerar a resposta ao desastre. Também dá aval para a convocação de voluntários para a realização de campanhas de arrecadação de
recursos com o objetivo de prestar assistência às vítimas.
O decreto entrou em vigor neste domingo e tem validade de 180 dias.