spot_img
quinta-feira, 17 abril, 2025
More
    spot_img
    HomeBrasil“Preciso me dedicar à minha defesa”, diz Juscelino em carta

    “Preciso me dedicar à minha defesa”, diz Juscelino em carta

    -

    O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, pediu demissão do cargo, nesta terça-feira (8/4), após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suposto desvio de emendas. Com a saída da Esplanada dos Ministérios, Juscelino retorna para o posto de deputado federal.


    Entenda o caso

    • A Polícia Federal concluiu em junho de 2024 um inquérito que aponta suposto envolvimento de Juscelino Filho com desvio de emendas. O político é investigado pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção passiva, falsidade ideológica e fraude à licitação.
    • Segundo a denúncia da PGR, Juscelino estaria envolvido no desvio de R$ 835,8 mil em obras em Vitorino Freire (MA), onde a prefeita é Luanna Rezende, irmã do ministro.
    • Com a saída de Juscelino do Ministério das Comunicações, o União Brasil deve indicar um novo nome para manter espaço no governo Lula.

    Em nota, Juscelino informou que deixa o governo em respeito a gestão de Lula. “A decisão de sair agora também é um gesto de respeito ao governo e ao povo brasileiro. Preciso me dedicar à minha defesa, com serenidade e firmeza, porque sei que a verdade há de prevalecer. As acusações que me atingem são infundadas, e confio plenamente nas instituições do nosso país, especialmente no Supremo Tribunal Federal, para que isso fique claro. A justiça virá!”

    O inquérito da Polícia Federal (PF), concluído em junho de 2024, aponta suposto envolvimento de Juscelino nos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção passiva, falsidade ideológica e fraude à licitação.

    Agora, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidirá se aceita ou não a denúncia do procurador-geral da República, Paulo Gonet, contra Juscelino Filho.

    “Meu agradecimento a toda a minha equipe, ao presidente Lula, mais uma vez, ao meu partido União Brasil e, em especial, ao povo do Maranhão que me escolheu para ser seu representante na vida pública. Me orgulha muito ser maranhense e poder ter contribuído com meu Estado e meu país”, completa o ministro em nota.

    O senador Weverton Rocha (PDT-MA) disse à imprensa, na saída do Ministério das Comunicações, que Juscelino conversou com o presidente Lula para comunicar a saída do governo, em respeito ao petista.

    “Foi ali no horário do almoço, o presidente já estava viajando, já estava se deslocando, mas foi no horário do almoço. Não, não, tranquilo. O presidente total apoiou ele, a decisão que tomasse, e ele ia respeitar. E, em momento algum, o presidente tratou sobre esse assunto. Ele que, em seguida, ligou novamente dizendo que, avaliando melhor, ele decidiu tomar essa decisão”, disse o senador.

    Reforma ministerial

    Juscelino Filho assumiu o Ministério das Comunicações em dezembro de 2022, com o intuito de incluir o União Brasil no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e garantir governabilidade ao petista.

    A bancada do União Brasil na Câmara dos Deputados reforçou a confiança no agora ex-ministro das Comunicações e destacou o trabalho realizado pelo público durante o tempo em que ficou à frente do ministério.

    Com a saída de Juscelino Filho, o Metrópoles apurou que o União Brasil estuda um outro nome para garantir espaço no primeiro escalão do governo Lula.

    O pedido de demissão de Juscelino foi comunicado a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, durante um encontro que teve com ela, o presidente do União, Antônio Rueda; o presidente do Senado, Davi Alcolumbre; o líder do partido na Câmara, Pedro Lucas Fernandes (MA); e o ministro do Turismo, Celso Sabino.

    Juscelino informou que a saída do primeiro escalão acontece para evitar um maior “constrangimento” ao presidente Lula, que já enfrenta dificuldades para reverter o cenário de baixa popularidade.

    O Metrópoles apurou que o líder do União Brasil na Câmara dos Deputados deverá assumir a vaga deixada por Juscelino Filho no governo Lula.

    Related articles

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Stay Connected

    0FansLike
    0FollowersFollow
    3,912FollowersFollow
    22,300SubscribersSubscribe
    spot_img

    Latest posts