spot_img
More
    spot_img
    HomeBrasiliaPCDF investiga morte de policial de Goiás que se afogou durante curso

    PCDF investiga morte de policial de Goiás que se afogou durante curso

    -

    A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) abriu um inquérito para investigar as circunstâncias da morte do policial de Goiás Rafael da Gama Pinheiro (foto em destaque), de 34 anos. O agente morreu dias após se afogar durante um treinamento no Grupamento de Busca e Salvamento (GBSal), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF).

    O caso é investigado pela 5ª Delegacia de Polícia (Área Central).

    Descrito pela família como um “guerreiro” que “motivava a todos com sua alegria de viver e sua garra”, Gordo – apelido dado ao policial por parentes – estava na capital para participar do Curso de Operações Táticas Especiais (Cote), da PCGO. Em 26 de fevereiro, teve um mal súbito seguido de parada cardiorrespiratória.

    Na data do incidente, bombeiros conseguiram fazer o policial voltar a respirar e estabilizaram os sinais vitais dele ainda no local. Em seguida, o levaram para a emergência do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), onde o policial ficou internado na unidade de terapia intensiva (UTI).

    Depois, Rafael foi encaminhado a um centro médico particular, onde morreu na madrugada desse domingo (9/3). Ele era agente da PCGO desde 2017.

    O CBMDF também instaurou uma investigação para apurar a morte do policial. “Foi instaurado procedimento apuratório visando a apuração de todo o ocorrido e o detalhamento de todas as circunstâncias que envolveram a tragédia”, informou a corporação em nota enviada ao Metrópoles.

    3 imagens

    Rafael e a esposa Byanka Boni

    Policial de Goiás morre após mal súbito durante um curso do corpo de bombeiros do DF
    1 de 3

    Rafael da Gama Pinheiro morreu dias após se afogar durante um treinamento no Grupamento de Busca e Salvamento (GBSal), do CBMDF

    Reprodução Instagram Byanka Boni

    2 de 3

    Rafael e a esposa Byanka Boni

    Reprodução Instagram Byanka Boni

    3 de 3

    Policial de Goiás morre após mal súbito durante um curso do corpo de bombeiros do DF

    Material cedido ao Metrópoles

    10 dias internado

    Em nota, familiares lamentaram a perda do ente querido. “Após uma batalha heroica que durou dez dias [na UTI], os deuses do Olimpo – que é para onde partem os grandes guerreiros – vieram buscar o Rafael. Ele partiu para outros campos, onde em breve eu estarei a seu lado para lutarmos juntos”, disseram.

    “A tristeza pela perda é inimaginável. Perdemos um ídolo. Perdemos um cara que motivava a todos com sua alegria de viver e sua garra. Meu guerreiro nasceu quando eu tinha 34 anos de idade e parte com 34 anos”, declarou o pai do jovem.

    “Escreverei um livro sobre passagens da breve trajetória do “Gordo”, era assim que o chamava quando criança, para compartilhar com aqueles que o conheceram. Será um tributo de um pai que o tem como herói. […] O Rafa já nos observa do Olimpo, sentado ao lado de Ares”, finalizou.

    Exímio policial

    Nas redes, a PCGO, que descreveu o agente como “exímio policial”, publicou nota de pesar pela morte precoce do integrante da corporação: “A Polícia Civil de Goiás manifesta profundo pesar pelo falecimento do policial civil Rafael da Gama Pinheiro. Neste momento de dor, a PCGO se solidariza com familiares e amigos desejando força e conforto para seus corações. Que Deus ampare a todos”.

    Em nota, o CBMDF também se solidarizou com a perda da família. “Neste momento de oração, em nome dos militares do CBMDF, prestamos nossas condolências desejando conforto e consolo aos familiares, entes queridos e amigos”, escreveu.

    O Curso de Operações Táticas Especiais (Cote) é uma formação especializada oferecida a policiais civis de algumas unidades da federação, como Goiás, com o objetivo de prepará-los para situações profissionais de alto risco, como operações de combate ao crime organizado e resgates em áreas perigosas.

     

    Willian Carvalho de Menezes
    Willian Carvalho de Menezes
    Jornalista Profissional (0014562/DF) e fotojornalista com 20 anos de experiência na cobertura de fatos que marcaram o Distrito Federal e o Brasil. Atualmente estou à frente do portal Clique DF, onde combino meu olhar jornalístico com a sensibilidade da fotografia para informar com responsabilidade, profundidade e compromisso com a verdade.

    Related articles

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Stay Connected

    0FansLike
    0FollowersFollow
    3,912FollowersFollow
    22,400SubscribersSubscribe
    spot_img

    Latest posts