A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) apura um suposto golpe que consiste na promessa de vagas de emprego para profissionais da saúde. Os falsos responsáveis pelos processos seletivos oferecem cargos nas áreas de técnico em enfermagem, com trabalho no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF).
A oferta inclui um curso de socorrista, que seria parte das atividades para conquistar a vaga. Convencidas a aproveitar a “oportunidade”, as vítimas fazem um Pix de, aproximadamente, R$ 500 para o golpista e, depois, descobrem terem sofrido um golpe, pois o falsário sumia.
Procurado pelo Metrópoles, o Instituto de Gestão e Estratégia em Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) informou que “todas as vagas para técnico de enfermagem são divulgadas por processos seletivos por meio de chamamento público e/ou editais amplamente publicados nos canais oficiais da instituição”.
Além disso, o Iges-DF destacou o “compromisso com a lisura dos processos seletivos” e que repudia “qualquer forma de seleção por propina”.
A PCDF informou que há uma investigação em curso sobre o caso na 18ª Delegacia de Polícia (Brazlândia). Porém, até a mais recente atualização desta reportagem, nenhum suspeito de cometer o crime havia sido identificado e não havia “comprovação de que a falsa promessa tenha algum fundamento real”.