Home Brasil Paes lidera corrida no RJ e poderia vencer no 1º turno, diz...

Paes lidera corrida no RJ e poderia vencer no 1º turno, diz pesquisa

0

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), lidera a corrida pelo governo do estado e tem chances de vencer a disputa no primeiro turno da eleição de 2026, aponta levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta segunda-feira (7/4). Segundo o instituto, ele tem 48,9% de intenção de voto para ocupar o Palácio das Laranjeiras.

No mesmo levantamento, os demais cotados não chegam, sequer, a dois dígitos. Aparecem: o deputado federal Tarcísio Motta (PSol) com 8,7%; o ex-presidente do Flamengo Rodolfo Landim, com 8,5%; o deputado estadual Rodrigo Bacellar (União), com 8,2%; o vice-governador Thiago Pampolha (União), com 3,6% e o empresário Italo Marsili, com 1%.

Enquanto a corrida pelo Executivo estadual tem Paes, um aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como franco favorito, a corrida pelo Senado mostra um cenário difícil para cotados alinhados ao Planalto. A pesquisa mostra um cenário de reeleição do senador Flávio Bolsonaro (PL) e uma eleição do atual governador, Cláudio Castro (PL), que não pode mais concorrer à reeleição e deve concorrer a uma das duas vagas para a Casa.

4 imagens

1 de 4

Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), deve concorrer ao governo do estado em 2026

Divulgação/Facebook

2 de 4

Reprodução Facebook

3 de 4

O presidente Lula (PT) e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD).

Ricardo Stuckert/PR

4 de 4

Prefeito do Rio, Eduardo Paes

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Na disputa pelo Senado, o cenário testado apresentou estes números: Flávio Bolsonaro tem 41,7%; Castro com 31,3%; a deputada federal Benedita da Silva (PT) tem 27,1%; o ex-deputado federal Alessandro Molon (PSB) com 15,6%; a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco,  com 15,2%; e o deputado federal Pedro Paulo (PSD), aliado próximo a Paes, tem 12,6% de intenção de voto.

Os eleitores do Rio de Janeiro também foram questionados sobre sua avaliação acerca do governo de Cláudio Castro. Os que classificam como ótimo são 3,8%; os que avaliam como bom são 24,6%; os que consideram regular são 35,1%; os que apontam a gestão como ruim são 12,6%, enquanto os que consideram péssima são 22,5%.

Quando questionados sobre se aprovam ou desaprovam, ou seja, quando só há duas opções de resposta, 48,3% dos entrevistados aprovam a gestão do atual governador, enquanto outros 47,4% desaprovam a gestão.

De acordo com o Paraná Pesquisas, a coleta de dados foi realizada através de entrevistas pessoais, entre os dias 31/3 e 4/4. O levantamento utilizou uma amostra de 1680 eleitores em 60 municípios do Rio de Janeiro. Segundo o instituto, o grau de confiança é de 95,0%, com margem estimada de erro de aproximadamente 2,4 pontos percentuais para os resultados gerais.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile