spot_img
terça-feira, 1 abril, 2025
More
    spot_img
    HomeEntretenimentoOscar pede desculpas após ignorar cineasta palestino sequestrado

    Oscar pede desculpas após ignorar cineasta palestino sequestrado

    -

    A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (Ampas, na sigla em inglês) emitiu uma nota lamentando por não ter “reconhecido diretamente o Sr. Ballal e o filme pelo nome”, uma referência aa Hamdan Ballal, co-diretor de Sem Chão (No Other Land), documentário ganhador do Oscar.

    “Pedimos sinceras desculpas ao Sr. Ballal e a todos os artistas que não se sentiram apoiados por nossa declaração anterior e queremos deixar claro que a Academia condena a violência desse tipo em qualquer lugar do mundo. Abominamos a supressão da liberdade de expressão em quaisquer circunstâncias”, diz a nota.

    Após o documentário que dirige ganhar visibilidade com a premiação, Ballal foi atacado por colonos israelenses que o torturaram. Quando estava na ambulância, o exérdito do país judeu deteve o palestino, segundo relatado pelo colega Yuval Abraham, que também dirige o documentário.

    Na quarta-feira, o co-diretor do documentário Sem Chão, o israelense Yuval Abraham, disse que a Academia Oscar se recusou a apoiar o Ballal após o ataque. No mesmo dia, a Academia enviou a seus membros uma carta em que condenava o ato de “ferir ou reprimir artistas por seu trabalho ou seus pontos de vista”, sem citar Ballal.

    Veja a nota de desculpas na íntegra, assinada pelo CEO da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, Bill Kramer, e pela presidente Janet Yang:

    “Na quarta-feira, enviamos uma carta em resposta a relatos de violência contra o vencedor do Oscar Hamdan Ballal, codiretor de No Other Land , conectado à sua expressão artística”, inicia o texto.

    “Lamentamos não termos reconhecido diretamente o Sr. Ballal e o filme pelo nome. Pedimos sinceras desculpas ao Sr. Ballal e a todos os artistas que não se sentiram apoiados por nossa declaração anterior e queremos deixar claro que a Academia condena a violência desse tipo em qualquer lugar do mundo. Abominamos a supressão da liberdade de expressão em quaisquer circunstâncias”.

    4 imagens

    Os cineastas Hamdan Ballal, Rachel Szor no 97º Oscar realizado no Dolby Theatre em 02 de março de 2025 em Hollywood, Califórnia

    Basel Adra, Rachel Szor, Hamdan Ballal, Yuval Abraham, vencedores do Oscar de Melhor Documentário por "No Other Land"
    1 de 4

    O diretor Hamdan Ballal está em frente ao documentário “No Other Land”

    Monika Skolimowska/picture alliance via Getty Images

    2 de 4

    Os cineastas Hamdan Ballal, Rachel Szor no 97º Oscar realizado no Dolby Theatre em 02 de março de 2025 em Hollywood, Califórnia

    Michael Buckner/Penske Media via Getty Images

    3 de 4

    Basel Adra, Rachel Szor, Hamdan Ballal, Yuval Abraham, vencedores do Oscar de Melhor Documentário por “No Other Land”

    Mike Coppola/Getty Images

    4 de 4

    Reprodução/X

    Related articles

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Stay Connected

    0FansLike
    0FollowersFollow
    3,912FollowersFollow
    22,300SubscribersSubscribe
    spot_img

    Latest posts