Parlamentares de oposição se encontraram, nesta terça-feira (11/1), com o relator especial para liberdade de expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), Pedro Vaca. Eles relataram o que consideram infrações de direitos humanos, por exemplo, nos processos de condenação de envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro.
Logo após o encontro, deputados federais do Partido Liberal (PL) fizeram coletiva de imprensa na Câmara dos Deputados, onde reforçaram o pedido para que o projeto de lei que prevê a anistia para estes condenados seja pautado em plenário.
Compareceu à coletiva Vanessa Vieira, acompanhada dos seis filhos, que teve o marido condenado a 14 anos de prisão por participação nos atos antidemocráticos e está foragido. Ela foi levada pelos deputados para uma reunião com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
“Nenhuma pauta [da oposição] é mais importante que a censura, a perseguição e o abuso de poder que estamos experimentando no Brasil”, afirmou o deputado Zucco (PL-RS), líder da oposição na Câmara.
Participaram do encontro com o representante da OEA parlamentares como Bia Kicis (PL-DF), Carla Zambelli (PL-SP), Eduardo Girão (Novo-CE), Jorge Seif (PL-SC) e Marcel Van Hattem (Novo-RS).
Funcionários da OEA levam documentos fornecidos por deputados da oposição após reunião com os parlamentares.
Deputados ouvidos pelo @Metropoles após o encontro relataram que o relator para liberdade de expressão da OEA demonstrou surpresa, especialmente com medidas tomadas pelo… pic.twitter.com/7cn3GLOIAm
— Metrópoles (@Metropoles) February 11, 2025