Home Saúde OMS: aumento de casos de hMPV na China está dentro do esperado

OMS: aumento de casos de hMPV na China está dentro do esperado

0

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou, nessa terça-feira (7/1), que o aumento de casos de metapneumovírus humano (hMPV) na China e de outras doenças respiratórias em diferentes partes do hemisfério norte está dentro do esperado para o período.

“Em muitos países do hemisfério norte, as tendências de infecções respiratórias agudas aumentam nesta época do ano. Essa progressão é normalmente causada por epidemias sazonais de patógenos respiratórios, como influenza sazonal, vírus sincicial respiratório (VSR) e outros vírus respiratórios comuns, incluindo metapneumovírus humano (hMPV)”, afirmou a OMS em comunicado à imprensa feito na noite dessa terça-feira.

OMS monitora surto de hMPV

As imagens de hospitais chineses cheios — cinco anos após o início da pandemia da Covid-19 — chamaram a atenção do mundo. Contudo, especialistas em saúde lembram que o hMPV é um vírus respiratório comum, bem conhecido pelos médicos, com maior circulação justamente entre o inverno e a primavera.

A OMS informou estar em contato com autoridades de saúde chinesas. Até o momento, a agência não recebeu nenhum relato de padrões incomuns de surtos no país.

“O hMPV é um vírus respiratório comum. Embora alguns casos possam ser hospitalizados com bronquite ou pneumonia, a maioria das pessoas infectadas apresenta sintomas respiratórios superiores leves, semelhantes ao resfriado e se recupera após alguns dias”, considerou a OMS.

O governo chinês informou à OMS que o sistema de saúde do país não está sobrecarregado e, por isso, nenhuma resposta de emergência foi acionada.

Dados chineses atualizados em 29 de novembro mostram o aumento de casos de hMPV, influenza sazonal, rinovírus e vírus sincicial respiratório (RSV) no país, nas últimas semanas. A maior parte dos diagnósticos se concentra no norte da China.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre isso!

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile