Em época de Carnaval, o consumo de álcool aumenta consideravelmente por todo o Brasil. Afinal, a cerveja gelada e a caipirinha estão entre as principais marcas da festança e também da cultura brasileira. Mas será que tem problema misturar os dois tipos de bebida que são tão diferentes entre si?
O que acontece se misturar bebidas diferentes?
De acordo com a nutricionista Thaís Conte, o tabu de que misturar diferentes tipos de bebida alcoólica faz mal à saúde é um mito sem respaldo científico. Isso porque, segundo ela, o problema não está na mistura dos tipos de álcool, mas na quantidade ingerida.
“A digestão também é prejudicada pelo que é associado às bebidas, como drinks a base de energéticos, licores, leite condensado e, claro, os alimentos ingeridos em conjunto”, afirma.
Isso ocorre porque, além do excesso pela quantidade, as misturas causam um processo digestivo mais difícil, causando mais sintomas como náuseas, dores de cabeça, enjoos e desidratação.
Dicas para evitar problemas com álcool neste Carnaval
Antes de mais nada, é importante destacar que o ideal é sempre beber com moderação, destaca a nutricionista. Além disso, a profissional recomenda uma boa hidratação durante a bebedeira. “Para cada ml de álcool, ingira 2 ml de água, intercalando entre a bebida e a água. Isso facilitará a metabolização do álcool no seu organismo e irá prevenir a ressaca”, justifica.
Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!