O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta terça-feira (20/5), da reinauguração do Palácio Capanema, no Rio de Janeiro. Durante o evento, o chefe do Palácio do Planalto parabenizou Fernanda Torre, Walter Salles e Marcelo Rubens Paiva pelo filme “Ainda Estou Aqui”, ganhador ao Oscar de Melhor Filme Internacional.
“Por um momento, o país do futebol se tornou o país do cinema, e o inédito Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, foi comemorado com alegria e o entusiasmo da nossa seleção nos bons tempos”, disse o petista.
O longa-metragem, dirigido por Walter Salles, foi indicado à principal categoria do Oscar 2025, de Melhor Filme, além de Melhor Filme Internacional. Já Fernanda Torres, protagonista do longa, foi indicada na categoria de Melhor Atriz.
Ainda na noite de terça, o chefe do Palácio do Planalto entregou a Ordem do Mérito Cultural (OMC), considerada a maior honraria pública do setor cultural, para a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, e personalidades do setor.
O Palácio Capanema foi construído entre 1937 e 1945, liderado por Lúcio Costa, com participação de Oscar Niemeyer e Ernani Vasconcelos. O edifício de 16 pavimentos foi inaugurado para ser a sede do então Ministério da Educação e Saúde Pública.
Além da reinauguração do edifício, a data marca a retomada da Ordem do Mérito Cultural, no mesmo momento em que o Ministério da Cultura completa 40 anos, homenageando 112 pessoas e 14 instituições de destaque no cenário cultural.
Os nomes que serão homenageados foram indicados pela sociedade civil, coletados por meio de um formulário disponibilizado no site do Ministério da Cultura. Na sequência, os nomes foram analisados por uma comissão técnica, enviados para o Conselho da Ordem e, por fim, receberam o aval do presidente Lula.
O prêmio é dividido entre: Grã-Cruz, para as maiores distinções; Comendador, para contribuições de destaque; e Cavaleiro, para contribuições relevantes nas respectivas áreas.
Confira alguns dos nomes homenageados:
- Alcione;
- Chitãozinho;
- Conceição Evaristo;
- Daniel Munduruku;
- Emicida;
- Fernanda Torres;
- Gregório Duvivier;
- Heloísa Périssé;
- Janja;
- Kleber Lucas;
- Lauana Prado;
- Lázaro Ramos;
- Liniker;
- Marcelo Rubens Paiva;
- Marília Mendonça, in memoriam;
- Paula Lavigne;
- Paulo Gustavo, in memoriam;
- Paulo Vieira;
- Preta Gil;
- Walter Salles;
- Xororó;
- Xuxa Meneghel; e
- Zélia Duncan.
Janja será homenageada no grau Grã-Cruz, junto da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó e de Walter Salles, diretor do filme “Ainda Estou Aqui“.