O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, nesta quinta-feira (17/7), que o Brasil “está isolado” diante do tarifaço imposto pelos Estados Unidos, e a soberania nacional defendida pelo governo Lula significa que o país “ficará dependente da China”.
“O Brasil está isolado. […] Quando se fala em soberania, nós vamos ficar dependentes da China”, declarou o ex-presidente em uma das entradas do Senado, depois de ir ao gabinete do filho Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
De acordo com Bolsonaro, o presidente dos EUA, Donald Trump, quer apenas “que a democracia seja reestabelecida no Brasil”.
O presidente norte-americano impôs taxa de 50% sobre produtos brasileiros e disse que a medida se dava, entre outros fatores, pela “caça às bruxas” contra Bolsonaro no Brasil.
O ex-presidente brasileiro está sendo julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no caso da suposta trama golpista para impedir a posse do governo Lula.
Nesta semana, 0 procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu a condenação de Bolsonaro pelos crimes de liderança de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.
Conforme mostrou o Metrópoles, o julgamento do ex-presidente e de aliados pode ocorrer entre agosto e setembro. Considerando a soma de todos os prazos, a previsão é que todas as alegações estejam concluídas até 11 de agosto. Como os prazos não são suspensos durante o recesso do Judiciário em julho, a contagem segue normalmente.