O chocolate está presente em nove a cada dez lares no Brasil. De acordo com dados do Kantar WorldPanel, o percentual de famílias que consomem barras e bombons aumentou de 85,5% em 2020 para 92,9% em 2024, evidenciando a forte presença do doce no cotidiano.
Além disso, a frequência do consumo semanal também cresceu, passando de 56% para 65% no mesmo período. Esses números mostram que, mais do que um simples alimento, o consumo do chocolate é um hábito consolidado na rotina e no paladar da população brasileira.
O cacau, no entanto, não é apenas um aliado na hora de satisfazer o paladar dos apaixonados por doce. A principal matéria-prima do chocolate tem inúmeros benefícios para a saúde. Prova disso é que o fruto ganhou lugar no seleto grupo de superalimentos — aqueles com alto teor de vitaminas, minerais, antioxidantes, fibras e outros nutrientes essenciais.

De acordo com a nutricionista Marcella Oliveira, o consumo do cacau , especialmente em sua forma mais pura, sem adição de açúcares e gorduras, auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, na redução do risco de doenças crônicas, na melhoria da digestão e no aumento da energia.
Conheça 7 benefícios do cacau no portal Correio 24 horas, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!