Um novo tremor atingiu o Chile nesta sexta-feira (2/5), desta vez na região do Atacama. De acordo com o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) daquele país, foi registado um abalo de menor intensidade, de magnitude 4.7, a 30 km ao noroeste de Punta de Choros.
No início da manhã, as costas sul do Chile e da Argentina já tinham sido atingidas por outro terremoto, este de magnitude 7.5, ainda segundo o Senapred. Até o momento, não há relatos de danos ou vítimas. Há alertas de tsunami na região.
Inicialmente, o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) havia marcado tremor de 7.4. Após o tremor ser registrado, autoridades chilenas emitiram alerta de evacuação para toda a parte costeira do Estreito de Magalhães, no extremo sul do país.
Também solicitaram que todas as áreas de praia no território antártico chileno fossem abandonadas.
O Senapred é o órgão responsável por avaliar eventuais danos à população, alteração a serviços básicos ou infraestrutura causada pelo abalo terrestre.
A instituição emitiu um novo aviso relacionado à ameaça de tsunami:
“Devido à ameaça de tsunami, o Senapred solicita que a evacuação seja mantida apenas na zona de praia e na orla costeira da região de Magalhães. Lembre-se de agir com calma e seguir as instruções das autoridades e das equipes de resposta. Durante a evacuação, não se esqueça de considerar seu animal de estimação e suas necessidades”, afirmou.