spot_img
sexta-feira, 4 abril, 2025
More
    spot_img
    HomeSaúdeNova rotulagem: brasileiros mudaram hábitos alimentares, dizem estudos

    Nova rotulagem: brasileiros mudaram hábitos alimentares, dizem estudos

    -

    Desde outubro de 2022, uma nova rotulagem nutricional vem sendo implementada no Brasil. Este ano, ocorre a última etapa de adequação: até outubro, todas as bebidas não alcoólicas em embalagens retornáveis, como refrigerantes, deverão ter também em seu rótulo a presença da lupa nas embalagens.

    Embora ainda seja recente, a alteração nas embalagens já levou a mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros. Uma pesquisa divulgada neste mês pela Ticket revelou que 58% dos consumidores mudaram hábitos alimentares com a nova rotulagem nutricional, 28% continuam comprando os mesmos alimentos e 14% afirmaram não ter percebido as alterações.

    O estudo feito com 350 pessoas chegou a resultados semelhantes aos de uma pesquisa divulgada em março do ano passado pela Bain & Company. Após ouvir 1,9 mil indivíduos, os resultados indicaram que 46% dos consumidores, após perceberem os selos, desistiram de comprar o produto ou reduziram seu consumo.

    Ainda não há um balanço do governo sobre os impactos que a nova rotulagem teve, mas outros países que adotaram métodos semelhantes (do tipo semi-interpretativo, com modelos de alerta), como Israel, Uruguai, Canadá e México, tiveram reduções parecidas nos hábitos de compra.

    Um estudo feito no México em 2021 descobriu que 72% dos consumidores pesquisados ​​consideraram os rótulos de advertência nutricional úteis na tomada de decisões sobre a compra de alimentos.

    Nova rotulagem alimentos

    Entendendo a rotulagem

    As embalagens no Brasil foram modificadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para tornar mais claras as informações nutricionais nos produtos alimentícios, alertando sobre os altos teores de gordura saturada, açúcar e sódio, comuns em alimentos ultraprocessados.

    A principal alteração é a adição de uma lupa preta com a indicação “alto em”, que aparece na parte frontal das embalagens. Apresentam o selo de alto em açúcar todos os alimentos sólidos com mais de 15 g a cada 100 g de açúcar adicionado. Para a gordura saturada, são necessárias mais que 6 g a cada 100 g e no sódio, 600 mg. Os produtos líquidos precisam da metade dos valores dos sólidos para receber os selos.

    Juntamente com essa modificação, a tabela nutricional dos alimentos passou a incluir uma terceira coluna, detalhando o valor nutricional para uma porção padrão de 100 g ou de 100 ml, para evitar as porções reduzidas que algumas empresas usavam para tentar enganar os consumidores. Essas mudanças visam aumentar a transparência e facilitar as escolhas alimentares.

    Avanços na alimentação saudável

    A nutricionista Ana Carolina Vasques, professora da Unicamp, afirma que a nova rotulagem representa um grande avanço. “Ela faz um alerta ao trazer de cara a informação sem que a pessoa precise decifrar a lista de ingredientes. Com estes rótulos, 80% dos alimentos ultraprocessados ficam de frente para nós e não nos enganam mais. Além disso, temos exemplos de sucesso em pesquisas sobre a rotulagem em outros países. No Chile, o consumo de bebidas açucaradas caiu 20% com este uso. Ela realmente instrumentaliza a população”, indica.

    Esses números refletem a crescente consciência dos consumidores sobre o impacto dos alimentos em sua saúde, o que leva a um comportamento de consumo mais criterioso. No entanto, especialistas destacam que o processo de mudança é gradual e que a educação alimentar ainda desempenha um papel importante.

    4 imagens

    Os alimentos ultraprocessados prejudicam a saúde por conter ingredientes danosos

    Doces e refrigerantes são alguns exemplos de alimentos ultraprocessados com muito açúcar
    O refrigerante é uma bebida ultraprocessada rica em açúcar adicionado
    1 de 4

    Alimentos ultraprocessados são considerados os vilões da saúde

    Getty Images

    2 de 4

    Os alimentos ultraprocessados prejudicam a saúde por conter ingredientes danosos

    A_namenko/Getty Images

    3 de 4

    Doces e refrigerantes são alguns exemplos de alimentos ultraprocessados com muito açúcar

    Happy_lark/Getty Images

    4 de 4

    O refrigerante é uma bebida ultraprocessada rica em açúcar adicionado

    Getty Images

    Indo além da lupa

    A lista de ingredientes de muitos produtos continua sendo um campo confuso para muitos consumidores. Açúcares adicionados, por exemplo, podem ser listados sob diferentes nomes, como mel, melaço ou maltodextrina, o que dificulta a identificação de produtos com alto teor de açúcar.

    Por isso, os especialistas recomendam que, além dos rótulos frontais, os consumidores se atentem também à lista completa de ingredientes para garantir uma escolha mais saudável. “Quanto mais informação os consumidores têm, mais fácil é fazer escolhas inteligentes e optar por produtos saudáveis, o que pode ajudar a evitar e reduzir índices de doenças, como diabetes e hipertensão”, explica o nutricionista clínico e esportivo Dereck Oak.

    Embora as mudanças no comportamento dos consumidores ainda sejam iniciais, os especialistas concordam que a transparência nos rótulos nutricionais é um passo importante para uma alimentação mais saudável e consciente. O desafio agora é garantir que todas as partes envolvidas, desde os consumidores até os fabricantes, compreendam a importância de continuar esse processo de mudança.

    “A rotulagem contempla ali três aspectos que são, sim, preocupantes para a nutrição, mas há uma infinidade de corantes, conservantes e outros produtos adicionados aos alimentos ultraprocessados que são potencialmente perigosos para a saúde e que só aparecem nas letras miúdas. Por isso, nossa indicação é sempre optar pela alimentação mais natural ou minimamente processada possível”, conclui Ana Carolina.

    Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

    Related articles

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Stay Connected

    0FansLike
    0FollowersFollow
    3,912FollowersFollow
    22,300SubscribersSubscribe
    spot_img

    Latest posts