Por conta de um câncer raro na vesícula biliar, o produtor cultural David Ayo Gorgeous morreu horas antes do casamento que ele vinha planejando há semanas com a apresentadora de rádio Jacqueline Shepherd.
O homem de 45 anos foi diagnosticado com o tumor em março de 2024 e morreu em 2 de abril em um hospital na Inglaterra, apenas um dia antes da cerimônia. “Como família, ficamos devastados com a partida dele”, afirmou Jacqueline em um texto no Instagram.
Os sintomas do câncer de vesícula biliar
O câncer de vesícula biliar é raro, com uma incidência até 40 vezes menor que a do câncer de intestino. Em homens, ele é ainda mais raro, já que cerca de 70% dos casos ocorrem em mulheres.
O tumor costuma ser assintomático nos estágios iniciais, mas conforme evolui, leva a uma série de sintomas. Os mais frequentes são:
- Dor abdominal, principalmente na parte superior direita do abdômen.
- Inchaço abdominal, especialmente na parte superior direita, próxima ao estômago.
- Perda de peso inexplicável, com reduções de até 20% do peso corporal, mesmo sem alteração na dieta ou exercícios.
- Aparecimento de icterícia (pele e olhos amarelados), geralmente indicando um bloqueio dos ductos biliares. A urina também pode ficar mais escura e as fezes amareladas.
- Náuseas, vômitos e fadiga.
- Coceira generalizada devido ao acúmulo de bilirrubina no sangue.
David enfrentava um tratamento agressivo para tentar conter o avanço da doença. No final de março, ele soube que não havia mais opções de tratamento disponíveis e, por isso, a família acelerou a realização da cerimônia, mas ele não resistiu.
Jacqueline e David se conheceram cinco anos antes do casamento e a união do casal deu fruto: a pequena Elodie-Grace, de 2 anos. Desde o início do relacionamento, os dois compartilhavam planos de uma vida juntos, mas o câncer os obrigou a acelerar os planos várias vezes.
Câncer terminal muda planos de casamento
David venceu o linfoma de Hodgkin em 2020 e, desde então, realizava exames regulares para monitorar sua saúde. Foi em um dos testes que ele descobriu o seu segundo tumor, desta vez na vesícula.
Para conter a doença, o produtor cultural passou por duas cirurgias em 2024, removendo a vesícula biliar, parte do fígado e linfonodos, além de passar por quimioterapia preventiva que deveria durar até fevereiro.

A resposta inicial ao tratamento foi positiva, com sinais de recuperação que trouxeram um alívio temporário. Contudo, em dezembro de 2024, os sintomas voltaram com força.
Os exames mostraram que o câncer havia se espalhado para o peritônio, o tecido que reveste a cavidade abdominal. A situação ficou ainda mais delicada nos primeiros meses de 2025.
A equipe de cuidados paliativos do hospital, que sabia da vontade do casal, aconselhou ambos que antecipassem a cerimônia.
Com a saúde de David se deteriorando rapidamente, o casamento foi marcado para abril de 2025. A equipe médica auxiliou Jacqueline na organização de uma cerimônia simples e íntima, com o intuito de realizar o sonho do casal. Porém, David acabou falecendo na véspera do evento.
Para Jacqueline, a ideia do casamento foi positiva para manter David ocupado e com esperanças até o fim do seu tratamento. “Nós conseguimos conversar e ele se manteve consciente até seus momentos finais”, disse ela.
Após a morte do noivo, Jacqueline se viu cercada por apoio e agradeceu nas redes. “Sei que muitos vão querer prestar suas homenagens. Agradeço a compreensão e a paciência que têm comigo”, concluiu ela em um post emocionado.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!