Home Brasil No RS, Lula se compara a Vargas: “Povo foi tratado com dignidade”

No RS, Lula se compara a Vargas: “Povo foi tratado com dignidade”

0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se comparou com o ex-presidente Getúlio Vargas durante evento da Petrobras no Rio Grande do Sul, terra natal de Vargas, nesta segunda-feira (24/2). O petista destacou que apenas no governo dele e no de Vargas, a população foi tratada com dignidade.

O presidente participou da assinatura do contrato para a aquisição de quatro navios para transporte de petróleo e derivados pela Transpetro, subsidiária da Petrobras. Cada embarcação custará US$ 69,5 milhões, valor apresentado pelo consórcio de estaleiros Rio Grande e Mac Laren, vencedor da licitação.

Getúlio Vargas é natural de São Borja, a cerca de 600km de distância de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

“Tem dois momentos na história desse país que o povo pobre foi tratado com dignidade, primeiro com Getúlio, com a CLT, com o salário mínimo e com a Petrobras. Segundo, no meu governo, colocando o pobre no Orçamento da União para que ele tivesse direito de tomar café, almoçar e jantar”, enfatizou Lula e se comparou a Getúlio.

Getúlio Vargas foi líder da revolução de 1930 e uma figura considerada controversa, ao mesmo tempo em que era conhecido como o “pai dos pobres”, também levou fama por perseguir lideranças de esquerda no Brasil.

Vargas cometeu suicídio em 1954, no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, então capital do Brasil.

Feitos

Ainda no evento desta segunda, Lula pontuou feitos anteriores, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa Universidade para Todos (Prouni), utilizados como alavanca para boa avaliação das gestões passadas.

Agora, em busca de reeleição, o presidente busca promover o Pé-de-Meia. No final do dia, a previsão é de que o petista realize um pronunciamento no sistema de rádio e televisão para falar sobre o programa do Ministério da Educação (MEC).

O petista tenta se apoiar em medidas mais populares para tentar reverter a situação de desaprovação. A última pesquisa Datafolha divulgada em fevereiro mostrou que a aprovação do governo Lula caiu de 35%, em dezembro, para 24%, neste mês.

A previsão é de que entre terça (25/2) e quarta-feira (26/2) a Caixa Econômica Federal realize o pagamento da parcela de R$ 1 mil do programa Pé-de-Meia.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile