Home Brasil Nikolas, Janones e mais: políticos e a trend do estilo Studio Ghibli

Nikolas, Janones e mais: políticos e a trend do estilo Studio Ghibli

0

Governadores, prefeitos e parlamentares brasileiros entraram na nova tendência das redes sociais: a recriação de imagens no estilo dos animes do Studio Ghibli. A trend, impulsionada por uma ferramenta lançada recentemente pelo ChatGPT, permite transformar fotos comuns em ilustrações inspiradas no famoso estúdio japonês que produziu filmes como A Viagem de Chihiro.

As reações dos internautas às postagens variam entre elogios ao resultado a críticas que afirmam que essa ferramenta de Inteligência Artificial desrespeita os animadores que criaram o estilo e seus direitos sobre a propriedade intelectual.

Veja exemplos:

9 imagens

1 de 9

Reprodução

2 de 9

Reprodução

3 de 9

Reprodução

4 de 9

Reprodução

5 de 9

Reprodução

6 de 9

Reprodução

7 de 9

Reprodução

8 de 9

Reprodução

9 de 9

Reprodução

Entre os parlamentares que aderiram, o deputado federal André Janones (Avante) publicou uma imagem estilizada em que veste uma camisa com a frase “Acabousonaro”. Na legenda, escreveu: “Entrando na trend e aproveitando para lembrar que: ACABOUSONARO e que vai ter Lula até 2030. Anistia é o…”.

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) também entrou na onda e repostou quatro imagens no estilo Ghibli, incluindo registros de discursos na Câmara e um trecho do vídeo sobre o Pix, que viralizou no início do ano.

Já o vereador de Goiânia Vitor Hugo (PL) compartilhou uma ilustração ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em uma manifestação em Copacabana.

Além dos parlamentares, governadores e prefeitos também aderiram à trend. Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, publicou uma versão anime do momento em que bateu o martelo na bolsa de valores de São Paulo, a B3, destacando que repetirá o gesto nesta sexta-feira para anunciar investimentos privados em mobilidade. Já o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), compartilhou sua versão estilizada no Instagram.

Os governadores Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul, e Ratinho Júnior (PSD), do Paraná, usaram a ferramenta para recriar imagens de eventos políticos e interações com eleitores. A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) e o prefeito de Recife, João Campos (PSB), também participaram da trend.

A popularidade da funcionalidade foi tanta que acabou sobrecarregando o sistema. O CEO da OpenAI, Sam Altman, anunciou no X que a empresa precisou suspender temporariamente o recurso devido ao alto volume de acessos. Ainda não há previsão para a retomada do serviço.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile