spot_img
quarta-feira, 23 abril, 2025
More
    spot_img
    HomeSaúdeNabila Furtado: entenda a causa da morte de miss ES aos 35...

    Nabila Furtado: entenda a causa da morte de miss ES aos 35 anos

    -

    Nabila Furtado, miss e ex-primeira-dama de Cariacica, no Espírito Santo, morreu na noite dessa terça-feira (22/4). A modelo de 35 anos sofreu uma embolia pulmonar causada por trombose em decorrência de um câncer de mama diagnosticado em 2020.

    Ela ficou internada por um mês para cuidar de uma trombose na região do ombro e do braço e voltou para cada no início de abril. No entanto, o quadro se agravou.

    Nabila começou a sentir falta de ar na madrugada dsta terça e precisou ser hospitalizada novamente, mas não resistiu e faleceu durante a noite, segundo contou o marido de Nabila e ex-prefeito da cidade, Juninho Geraldo, nas redes sociais.

    Embolia pulmonar causada por trombose

    Uma embolia pulmonar causada por trombose ocorre quando um coágulo de sangue, que se formou em uma veia profunda (geralmente nas pernas), desprende-se e viaja através do sistema circulatório até o pulmão, causando uma obstrução nas artérias. Essa obstrução impede o fluxo de sangue para os pulmões, podendo levar a graves complicações

    “O perigo surge quando o coágulo se desprende, movimentando-se na corrente sanguínea. Nesse processo, chamado embolia, o coágulo pode ficar preso no cérebro, pulmões, coração ou outra área, causando lesões graves” explicou o médico Juan Carlos Boado, diretor técnico do Hospital Bom Pastor, em Rondônia, em entrevista anterior ao Metrópoles.

    Sintomas

    Em casos como esse, o paciente sente dor ao respirar e intensa falta de ar. A quantidade de oxigênio no sangue pode diminuir, prejudicando o funcionamento dos órgãos, especialmente quando o embolismo persiste por muito tempo ou o paciente tem vários coágulos.

    Em entrevista anterior ao Metrópoles, o pneumologista Jefferson Fontinele, do Hospital de Base do Distrito Federal, contou que o diagnóstico de embolia pulmonar é um desafio.

    “Sempre que houver um quadro de síncope vista por médico, com alterações de frequência cardíaca, respiratória, e com uma paciente com histórico de imobilização, a embolia pulmonar deve ser pensada como uma suspeita”, contou.

    É importante prestar atenção aos primeiros sinais da condição para evitar que o quadro se agrave. Os sintomas podem incluir:

    • Sensação repentina de falta de ar;
    • Inchaço nas penas e dor ao se movimentar;
    • Dor no peito ao respirar fundo, tossir ou comer;
    • Tosse constante que pode ter a presença de sangue;
    • Pele pálida, fria e azulada;
    • Tonturas, sensação de desmaio ou desmaio;
    • Confusão mental;
    • Batimentos cardíacos rápidos ou irregulares.

    Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

    Related articles

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Stay Connected

    0FansLike
    0FollowersFollow
    3,912FollowersFollow
    22,300SubscribersSubscribe
    spot_img

    Latest posts