spot_img
More
    spot_img
    HomeBrasilMossoró (RN): líder do PCC já tentou fugir do presídio federal em...

    Mossoró (RN): líder do PCC já tentou fugir do presídio federal em 2019

    -

    A Penitenciária Federal de Mossoró, presídio de segurança máxima do qual dois presos fugiram, nessa quarta-feira (14/2), já foi alvo de uma tentativa de fuga por um líder da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), em 2019.

    O caso aconteceu no final de dezembro daquele ano. Na ocasião, José de Arimatéia Pereira Faria Carvalho, conhecido como Pequeno, conseguiu fugir do pátio onde os internos tomavam banho de sol e roubou uma espingarda calibre 12 de posse do presídio. A ação, no entanto, foi contida por agentes de plantão.

    A situação consta em uma decisão da Justiça Federal do Rio Grande do Norte, que renovou a permanência do membro do PCC na prisão de segurança máxima de junho de 2020 e até junho de 2022.

    No documento, o juíz Walter Nunes da Silva Júnior cita um relatório elaborado pela penitenciária que descreve o comportamento de Pequeno durante os meses em que esteve custodiado em Mossoró. Ele foi transferido para o local em fevereiro de 2019.

    “José de Arimatéia, assim como outros presos da cúpula do PCC, têm adotado uma postura ativa com relação ao funcionamento do presídio federal, observando todo o funcionamento da unidade prisional, reunindo elementos de informação para formar conhecimento sobre pontos fortes e sobretudo fracos do modelo de trabalho e da estrutura física da penitenciária federal, o que demonstra o perfil diferenciado e articulados dos líderes”, afirma o documento.

    Sobre a tentativa de fuga, o magistrado destacou: “Ora, se o preso recolhido em presídio federal, que é de segurança máxima, foi capaz de praticar a referida conduta, imagine no sistema penitenciário estadual que, geralmente, não possui meios de contenção tão rígidos.”

    Cartas no esgoto

    No ano passado, a Justiça de São Paulo condenou Pequeno e outras seis lideranças do PCC a 12 anos de prisão por organização e execução de homicídios, rebeliões, ataques a Fóruns, distribuição de armamento e drogas, atentados contra agentes públicos e órgãos do Estado e também por promoverem guerra entre facções.

    As provas que levaram o grupo à condenação foram cartas coletadas no esgoto da Penitenciária Maurício Henrique Guimarães Pereira, a P2 de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo. As mensagens eram escritas por membros da facção criminosa para coordenar ações fora da cadeia.

    Na sentença, ao justificar a manutenção dos condenados na cadeia, o juiz Deyvison Heberth dos Reis, do Foro de Presidente Venceslau, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), apontou o grau de periculosidade do grupo.

    “Mesmo estando custodiados, os muros da prisão e o rigoroso regime fechado numa unidade de segurança máxima não foram suficientes para obstar a promoção, a integração e o exercício de liderança em sofisticada organização criminosa, voltada à prática de crimes graves”, afirmou.

    Fuga de presídio

    Deibson Cabral Nascimento, conhecido como Deysim ou Tatu, e Rogério da Silva Mendonça fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró nessa quarta-feira. Os dois seriam ligados à facção criminosa fluminense Comando Vermelho (CV). A dupla havia sido transferida para Mossoró em setembro de 2023 depois que eles se envolveram em uma rebelião no Presídio Antônio Amaro Alves, em Rio Branco (AC).

    Essa foi a primeira fuga registrada do sistema federal desde a sua criação, em 2006. O presídio abriga o líder do CV, Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar.

    Agentes da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) atuam para recapturar os foragidos. A PF também abriu inquérito para apurar as circunstâncias da fuga.

    Considerada de segurança máxima, assim como outras quatro unidades no Brasil, a cadeia é administrada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), ligada ao Ministério da Justiça, comandado pelo recém-empossado ministro Ricardo Lewandowski.

    Related articles

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Stay Connected

    0FansLike
    0FollowersFollow
    3,912FollowersFollow
    22,400SubscribersSubscribe
    spot_img

    Latest posts