Morreu, na manhã deste sábado (2/9), o ex-presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) Eduardo Sanovicz. Ele tinha 63 anos de idade e lutava contra um câncer no fígado.
A morte de Sanoviz foi confirmada em nota oficial divulgada pela Embratur. Ele deixou a esposa, Bete, e quatro filhos: Mariana, Carolina, Gabriela e Artur.
“No dia 9 de agosto deste ano, Eduardo esteve na sede da Embratur para receber uma homenagem da atual gestão da agência. Disse que poucas coisas lhe emocionavam tanto como estar aqui. Eduardo recebeu o carinho daqueles que o consideram ora mestre, ora líder – ou ambos, ao mesmo tempo. Como sempre, compartilhou seu conhecimento com um grupo que, hoje, lamenta a sua partida”, divulgou a Embratur.
Nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte de Eduardo Sanovicz.
“Eduardo Sanovicz foi um professor universitário e militante politico brasileiro que durante toda a sua vida trabalhou pelo desenvolvimento do país de forma inclusiva e democrática. Militou contra a ditadura e pelas diretas e atuou para desenvolver o Turismo no Brasil. Trabalhou nas gestões petistas em Santos e São Paulo, foi presidente da Embratur no meu primeiro governo e presidiu a Associação Brasileira das Empresas Aérea”, escreveu Lula.
O presidente também desejou “solidariedade” aos familiares, amigos, alunos e admiradores de Eduardo Sanovicz.