Morreu, aos 85 anos, a professora Diva Guimarães que, em 2017, viralizou ao fazer um relato emocionante durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). A causa da morte não foi divulgada.
Em nota, a organização do evento lamentou o falecimento da professora. “A presença de Diva atestou a força da palavra e a importância de se compartilhar histórias. Sua voz ecoa em nossos corações e reflete os nossos encontros. Nos solidarizamos com a família e os amigos de Diva”, diz a Flip.
O que aconteceu
- A mulher acompanhava um painel da Flip em que o ator Lázaro Ramos falava sobre seu livro, que aborda experiências enquanto homem negro.
- Da plateia, Diva pediu a palavra e compartilhou sua história. Ela era neta de escravizados e contou sobre desafios que enfrentou para estudar e se tornar professora. “Eu, com todo preconceito, com todas as coisas, venci”, disse, à época.
- O relato emocionou os presentes e internautas nas redes sociais. O vídeo alcançou mais de 17 milhões de visualizações no Facebook da Flip.
O ator Lázaro Ramos também compartilhou uma homenagem a Diva em seu perfil no Instagram. “Até o final, a sua presença me ensinou alguma coisa, como, por exemplo, a importância da amizade. Ver suas amigas com a senhora, lhe apoiando, te levando alegria e conforto até o fim, foi emocionante demais”, lamentou.