O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou, nesta quinta-feira (17/7), a notificação da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra George Washington de Oliveira Sousa, responsável por planejar o ataque a bomba no Aeroporto Internacional de Brasília, Juscelino Kubitschek.
Moraes também determinou o aviso da denúncia a Alan Diego dos Santos Rodrigues e ao blogueiro Wellington Macedo de Souza, na Cadeia Pública da Comarca de Comodoro/MT e na Penitenciária do Distrito Federal II, respectivamente. Ambos estão presos.
Segundo a decisão, o ministro concedeu um prazo de 15 dias para que os denunciados apresentem as respostas à denúncia.
O trio esteve envolvido na tentativa de explodir uma bomba no Aeroporto de Brasília, às vésperas do Natal de 2022.
Condenados
- O ministro do STF determinou a prisão em regime fechado de George Washington de Oliveira Sousa, Alan Diego dos Santos Rodrigues, além de manter na cadeia o blogueiro Wellington Macedo de Souza – o trio está envolvido na tentativa de explodir uma bomba no Aeroporto de Brasília às vésperas do Natal de 2022.
- A ordem de prisão foi expedida em uma petição sigilosa do STF na quarta-feira (25/6). Moraes destacou que os três são acusados de um crime grave e que há risco concreto de reiteração criminosa por parte dos réus.
- O ministro pontuou que, apesar de já terem sido condenados em primeira instância, os réus soltos representam risco de fuga e estão enquadrados em crime de organização criminosa permanente. O caso foi encaminhado ao STF por ter semelhanças com os episódios ocorridos nos atos golpistas de 8 de Janeiro.
Segundo a decisão, George Washington permanece foragido, com mandado de prisão em aberto. Ele é apontado como um dos mentores do plano de ataque no Distrito Federal, executado em 24 de dezembro de 2022, véspera do Natal.
Alan Diego foi preso em 17 de janeiro de 2023, após se entregar à Polícia Civil de Mato Grosso, em Comodoro (MT). Em seguida, ele foi transferido para Brasília.
Leia também
-
Moraes mantém prisão de homem que armou bomba em Brasília
-
Após ordem de Moraes, polícia prende homem que armou bomba em Brasília
-
Moraes manda prender condenados por bomba no Aeroporto de Brasília
-
Ameaça de bomba em aeroporto de SP era fogos de artifício, diz PM
O blogueiro Wellington Macedo foi condenado a seis anos de prisão por tentativa de explosão no Aeroporto de Brasília.
Bomba no aeroporto
A bomba foi colocada em um caminhão-tanque, que entraria no Aeroporto Internacional de Brasília, e tinha a força de uma dinamite, mas não foi acionada por um erro técnico.
George Washington providenciou a obtenção das emulsões explosivas, oriundas do Pará. Após pesquisas na internet sobre como montar um artefato explosivo, recebeu os itens de pessoas não identificadas, preparou a bomba e, na sequência, a entregou para Alan Diego, responsável por colocá-la no caminhão-tanque.