spot_img
segunda-feira, 19 maio, 2025
More
    spot_img
    HomeBrasilMJ divulga detalhes da prisão de chefão do PCC capturado na Bolívia

    MJ divulga detalhes da prisão de chefão do PCC capturado na Bolívia

    -

    O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, disse nesta segunda-feira (19/5) que “o governo brasileiro teve uma vitória muito importante em sua luta contra o crime organizado” com a prisão na Bolívia e transferência ao Brasil de um chefão do PCC.

    Marcos Roberto de Almeida, o Tuta, foi capturado em uma operação conjunta da Polícia Federal (PF), da Fuerza Especial de Lucha Contra el Crimen (FELCC), da Bolívia, e da Interpol, na sexta-feira (16/5), numa trama tanto policial quanto diplomática.

    Veja a coletiva de imprensa sobre a captura de Tuta:

    Lewandowski explicou o papel do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no processo de transferência do criminoso, que foi expulso da Bolívia e não extraditado, um processo que seria mais democrático e demorado.

    “Foi uma operação extramente complexa, que envolveu ciência ao presidente, de que esse delinquente havia sido preso na Bolívia e Brasil tinha interessa em ele ser trasladado no menor prazo”, seguiu Lewandowski. Segundo o ministro, “como se tratava de preso em outro país, o presidente foi informado e determinou que Itamaraty fosse avisado e envolvido em negociação para trazer esse criminoso”.

    O ministro Mauro Vieira, então, entrou em contato com a diplomacia boliviana e propôs a solução da expulsão. “Dada a periculosidade do deliquente e a possibilidade real de fuga, optou-se pela expulsão”.

    Cooperação internacional

    O chefe da PF, Andrei Passos, disse que o trabalho de cooperação internacional feito pelo Brasil foi fundamental para o sucesso da operação. “A presença da PF em vários países permitiu uma rápida interação com as autoridades bolivianas e permitiu essa identificação da falsidade documental. E, fruto dessa cooperação, foi possível verificar essa inconsistência. Imediatamente, eles comunicaram à Interpol, que nos comunicou.”

    “A segunda vertente é a identificação fácil, onde conseguimos, de maneira quase instantânea — disponíveis na Interpol — confirmar quem era aquela pessoa e dar a segurança para as autoridades bolivianas fazerem a prisão em flagrante daquela pessoa”, continuou o diretor-geral da PF.

    Quem é Tuta

    Tuta é considerado um dos chefes do Primeiro Comando da Capital (PCC) e foi detido em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, utilizando documento falso. Após ser expulso do país vizinho, foi entregue às autoridades brasileiras em Corumbá (MS),  de onde embarcou para Brasília e foi levado à Penitenciária Federal da capital federal.

    Além de Lewandowski, o diretor-geral da PF, Andrei Passos, e o secretário-geral da Interpol, Valdecy Urquiza, também falam sobre a operação na manhã desta segunda-feira (19/5).

    Tuta foi condenado a 12 anos de prisão no Brasil por crimes como organização criminosa, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas. O nome dele constava na lista da Difusão Vermelha da Interpol desde 2020 — e o nome falso que usava também estava entre os procurados.

    O homem foi condenado no ano passado a 12 anos de prisão por associação criminosa e lavagem de dinheiro. Ele é acusado de ter lavado R$ 1 bilhão para o PCC.

    Papel de Tuta

    Apontado como substituto de Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, Tuta chegou a ocupar o cargo de adido comercial no Consulado de Moçambique em Minas Gerais, entre 2018 e 2019. Ele recebia salário de R$ 10 mil para, oficialmente, tratar de temas relacionados ao intercâmbio comercial entre o país africano e o Brasil.

    Após ser demitido do consulado, assumiu a liderança do PCC em liberdade, em 2020. Dois anos depois, no entanto, teria sido expulso da facção por enriquecer à custa da organização criminosa.

    Em determinado momento, o Ministério Público de São Paulo (MPSP) chegou a anunciar que ele havia sido executado pelo tribunal do crime da facção, após ordenar, sem autorização da cúpula, a morte de um integrante do grupo. O corpo, porém, nunca foi encontrado.

     

    Related articles

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Stay Connected

    0FansLike
    0FollowersFollow
    3,912FollowersFollow
    22,300SubscribersSubscribe
    spot_img

    Latest posts