O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) autorizou, no fim do ano passado, férias para 18 ministros. Alguns deles aproveitaram os dias de folga para passear por destinos dentro do Brasil.
A ministra Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento, publicou fotos de sua viagem para Jericoacoara, no Ceará. “Não existem melhores praias que as do Brasil. Voltando para casa, mas já com saudades”, escreveu.
“Viva o turismo nacional, viva o Nordeste. Um 2025 de boas energias e muita paz para todos”, desejou.
Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas, mostrou ter passado a virada do ano em Barreirinhas, no Maranhão, ao lado da deputada federal Célia Xakriabá.
Ministro da Pesca, André de Paula voltou para sua cidade natal, Recife, em Pernambuco. Ele publicou fotos com a família e celebrando o aniversário de casamento com a esposa.
Lula aprovou as férias, mas orientou que todos os ministros estejam de volta a Brasília para um evento sobre o 8 de janeiro, no Palácio do Planalto. A data marca dois anos da tentativa golpista na capital federal e o governo deseja transformar o dia em uma lembrança da sobrevivência da democracia.