O Supremo Tribunal Federal (STF) tornou réus o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sete aliados, nesta quarta-feira (26/3), por unanimidade. O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, aceitou na íntegra a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), sendo seguido pelos demais ministros da Primeira Turma: Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.
Como o Supremo aceitou a denúncia, uma fase de instrução processual se iniciará. Nela, serão colhidos depoimentos de testemunhas e dos acusados, além da apresentação de provas. Encerrada essa etapa, o Supremo Tribunal Federal realizará um novo julgamento para decidir se os envolvidos são culpados ou inocentes.
Veículos internacionais repercutiram a decisão do STF de tornar Bolsonaro réu, veja:
New York Times
O jornal norte-americano New York Times noticiou que a “Jair Bolsonaro é condenado a enfrentar julgamento no Brasil por tentativa de golpe”.
O veículo destaca que “a decisão marca um esforço significativo para responsabilizar o sr. Bolsonaro pelas acusações de que ele tentou efetivamente desmantelar a democracia brasileira ao orquestrar um amplo plano para dar um golpe”.
The Guardian
O jornal britânico The Guardian noticiou que “Bolsonaro deve ser julgado por suposta tentativa de golpe, decide o tribunal superior do Brasil”.
Na reportagem, o veículo afirmou que a “decisão deixa o populista de extrema direita, que governou o Brasil de 2019 até o final de 2022, enfrentando o esquecimento político e uma possível pena de prisão de mais de 40 anos”.
El País
O jornal espanhol El País manchetou que a “O ex-presidente Bolsonaro será julgado por liderar uma tentativa de golpe contra Lula no Brasil”.
Na reportagem, o veículo ressalta que “um ex-presidente ser submetido a um julgamento político ou criminal não é tão excepcional no Brasil, o que é inédito é que ele vai sentar-se na bancada por um golpe. Jair Messias Bolsonaro, 70 anos – ex-presidente, líder da extrema direita brasileira e soldado da reserva – será julgado nos próximos meses”.
La Nacion
O jornal argentino La Nacion noticiou que “O Supremo Tribunal Federal (STF) decide que Bolsonaro deve ser julgado por tentativa de golpe”.
No texto, o portal destaca que “além das acusações de participação em golpe de Estado, Bolsonaro e seus supostos cúmplices são acusados de integrar organização criminosa armada, que tenta abolir violentamente o Estado Democrático de Direito, causando danos caracterizados por violência e grave ameaça ao patrimônio público, e danificando patrimônio tombado”.
Aljazeera
A rede Al Jazeera, do Catar, noticiou que “Supremo Tribunal Federal considera julgamento de Bolsonaro por alegações de golpe”.
O veículo destacou as ações de Bolsonaro. “As acusações se concentram na preparação e no pós-eleição de 2022. Antes mesmo do primeiro voto ser registrado, Bolsonaro espalhou falsos rumores de que o sistema de votação eletrônica do Brasil não era confiável”.
Deutsche Welle
A rede alemã Deutsche Welle (DW) reportou: “Bolsonaro se torna réu por tentativa de golpe de Estado”.
No texto, a DW destaca que “é a primeira vez que um ex-presidente eleito é colocado no banco dos réus por crimes contra a ordem democrática estabelecida com a Constituição de 1988. Esses tipos de crime estão previstos nos Artigos 359-L (golpe de Estado) e 359-M (abolição do Estado democrático de direito) do Código Penal brasileiro”.