spot_imgspot_img
More
    spot_imgspot_img
    HomeBrasilMetrópoles é finalista do 1º Prêmio de Jornalismo da SBCBM

    Metrópoles é finalista do 1º Prêmio de Jornalismo da SBCBM

    -

    O Metrópoles é finalista do 1º Prêmio de Jornalismo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. A reportagem Superobesos: o complicado caminho para a cirurgia bariátrica no SUS, de Bethânia Nunes, está entre as três melhores da categoria texto. O vencedor do concurso será anunciado em 22 de outubro, durante o XXV Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

    Leia também

    A reportagem do Metrópoles aponta os múltiplos riscos causados pela obesidade e destaca que, apesar do direito à saúde ser garantido na Constituição Federal, ainda falta muito para que os superobesos (com IMC acima de 50) consigam realizar a cirurgia bariátrica. Muitas vezes, os agentes dos serviços de saúde não estão preparados para o atendimento ao paciente e/ou não há equipamentos, como macas e balanças, compatíveis com os corpos dos superobesos.

    O prêmio da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica foi instituído neste ano para ampliar o conhecimento público sobre a obesidade e suas formas de tratamento. A disputa está dividida nas categorias TV, rádio e texto, e a escolha dos trabalhos vencedores coube aos jornalistas Alessandra Bacelar, Katia Brembatti (categoria texto), Fernando Rocha (categoria TV), Michelle Trombelli (categoria rádio) e ao médico Luiz Fernando Córdova, diretor da SBCBM.

    Outras premiações

    Criado há apenas dez anos, o Metrópoles tem se destacado em prêmios nacionais e internacionais de jornalismo. Em 2025, a reportagem A Política da Bala, de Artur Rodrigues e Renan Porto, venceu a categoria Produção Jornalística em Multimídia do 47º prêmio Vladimir Herzog, um dos mais importantes da imprensa brasileira. A premiação aponta as melhores reportagens relacionadas a temas de direitos humanos produzidas no Brasil.

    Neste ano, o Metrópoles também venceu 2° Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário com a reportagem Gigante pela Própria Imundice, de autoria de Isadora Teixeira e Igo Estrela, na categoria jornalismo escrito. A reportagem abordou as consequências da falta de saneamento básico no Brasil.

    A série de reportagens Farra do INSS, de autoria do diretor da sucursal de SP, Fabio Leite, e do repórter Luiz Vassallo, recebeu menção honrosa na categoria Jornalismo em Profundidade da SIP, que premia investigações jornalísticas com relevante impacto social.

    A reportagem Baixada Sangrenta, de Renan Porto e William Cardoso, foi escolhida como um dos 10 melhores trabalhos jornalísticos multimídia da 13ª edição do Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo, concurso organizado pela Fundação Gabo, da Colômbia.

    Willian Carvalho de Menezes
    Willian Carvalho de Menezes
    Jornalista Profissional (0014562/DF) e fotojornalista com 20 anos de experiência na cobertura de fatos que marcaram o Distrito Federal e o Brasil. Atualmente estou à frente do portal Clique DF, onde combino meu olhar jornalístico com a sensibilidade da fotografia para informar com responsabilidade, profundidade e compromisso com a verdade.

    Related articles

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Stay Connected

    0FansLike
    0FollowersFollow
    3,912FollowersFollow
    22,700SubscribersSubscribe
    spot_imgspot_img

    Latest posts