O café é uma bebida tradicional na rotina alimentar do brasileiro. A bebida pode ser consumida pela manhã, após o almoço e, em alguns casos, até à noite. No entanto, o café e derivados da cafeína podem afetar o nosso sistema digestivo de várias formas, inclusive dando aquela vontade de ir ao banheiro.
“Alguns estudos recentes indicam que a cafeína tem um papel importante na movimentação do intestino grosso de indivíduos adultos e idosos. Ela age nos receptores muscarínicos, que ajudam a fazer a contração, conhecida como peristalse. Quanto mais forte ela for, maior é o estímulo para movimentar o bolo fecal até conseguir defecar”, explica o médico gastroenterologista Bernardo Martins, do Hospital Santa Lúcia Norte, em Brasília.
A gastroenterologista Luciana Schraiber destaca que a cafeína pode agir de várias formas no sistema digestivo, indo além dos efeitos laxativos. “Ela pode aumentar a produção de ácido no estômago, predispondo a um quadro de gastrite e inflamando a proteção do estômago, podendo desencadear refluxo”, diz a médica que atua em Araraquara, no estado de São Paulo.
A gastrite causada pela cafeína acontece especialmente quando o café é consumido em jejum ou em grandes quantidades. A ingestão também pode relaxar o músculo do esfíncter do esôfago inferior, facilitando ainda mais o refluxo.

Efeitos negativos do café
Mesmo trazendo benefícios para quem sofre de constipação, o café também pode ter efeitos negativos diferentes dependendo da faixa etária de quem o consome. Idosos, por exemplo, podem ter diarreia secretiva por aumento da secreção intestinal.
O café ainda pode prejudicar a absorção de alguns nutrientes, como ferro e cálcio. Além disso, o consumo excessivo pode levar à intoxicação por cafeína, causando sintomas que incluem problemas neurológicos e cardiovasculares.
Apesar disso, devo parar de beber café?
A ingestão de qualquer alimento tem vantagens e desvantagens; quando consumidos em excesso, em geral, todos tendem a ser prejudiciais. No entanto, em relação à cafeína, cada organismo reage de forma diferente ao consumo e é essencial observar como o corpo responde à substância.
Para quem sofre com constipação, por exemplo, o café é uma grande aliado. “Uma das dicas que sempre dou para os pacientes que têm o intestino preso é consumir café quente, cafeína quente, café quente em jejum, porque o intestino gosta da cafeína e gosta das bebidas quentes, são estimulantes intestinais”, ensina Luciana.
Se você sofre com intestino solto após beber café mas não quer largar a bebida, o grande segredo está na moderação. Não exagere para evitar os efeitos no intestino.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!