A Marinha lançará mais um submarino construído no Brasil, por meio do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub). A cerimônia acontecerá nesta quarta-feira (26/11), no complexo naval de Itaguaí, localizado no Rio de Janeiro.
O submarino Almirante Karam (S43) é a quarta embarcação do tipo desenvolvido no país, em parceria com a França, que tem cooperado com o Brasil na transferência de tecnologia desde 2008, quando o PROSUB foi firmado.
Leia também
-
EUA e Coreia do Sul fecham acordo para construir submarinos nucleares
-
Aviões de patrulha alemães vão caçar submarinos russos
-
Trump defende ataques dos EUA no Caribe: “Submarinos não pescam”
-
Rússia pede cautela com “questão nuclear” após Trump mover submarinos
Além do lançamento ao mar do S43, a Marinha também realizará uma mostra de armamento do submarino Tonelero (S42), cujos testes foram finalizados há alguns meses. Com isso, o equipamento será incorporado ao setor operativo da força.
Os quatro submarinos construídos em solo brasileiro são da Classe Riachuelo, com tecnologias mais avançadas do que seus antecessores, da Classe Tupi.
O PROSUB ainda prevê a construção do primeiro submarino de propulsão nuclear brasileiro. A previsão, porém, é de que o submarino Álvaro Alberto seja entregue somente em 2033.



