spot_img
sexta-feira, 16 maio, 2025
More
    spot_img
    HomeBrasilManhãs quentes, tardes frias: veja como fica tempo neste fim de semana

    Manhãs quentes, tardes frias: veja como fica tempo neste fim de semana

    -

    O mês de maio segue marcado pela ausência de chuvas em grande parte do Brasil. Um novo bloqueio atmosférico, provocado por um sistema de alta pressão sobre o Sul do país, impede o avanço de frentes frias para a região centro-sul, ao menos, até a próxima semana. Com isso, os próximos dias devem manter o padrão de manhãs frias e tardes quentes.


    Previsão do Meteored para o fim de semana

    • Nesta sexta-feira (16/5), o Rio Grande do Sul deve registrar temperaturas na casa dos 27°C e 28°C, o que também é esperado em áreas do oeste do estado do Paraná. Em Santa Catarina, temperaturas mais baixas, variando entre 18°C, nas áreas de serra, e 24°C em São Miguel do Oeste/SC.
    • Em áreas do Centro-Oeste as temperaturas mínimas variam entre 18ºC e 22°C nesta sexta-feira  (16/5), sábado (17/5) e domingo (18/5). Durante as tardes, as máximas podem chegar aos 31°C, em destaque para a faixa entre o oeste e o sul do Mato Grosso do Sul.
    • No Sudeste, as temperaturas também sobem e os efeitos serão mais fortes sobre São Paulo, onde a amplitude térmica no estado pode chegar aos 13°C, ou seja, a diferença entre a temperatura mínima e a temperatura máxima.
    • A presença do ar quente não vai afastar de vez o frio que ainda será sentido durante as manhãs em boa parte do Sul e Sudeste. No leste do Sudeste, as temperaturas mínimas ficam amenas, próxima de 15°C e em áreas de serra a mínima pode chegar aos 10°C, caso de Campos do Jordão/SP, Camanducaia/MG e Passa Quatro/MG.

    Veranico

    O veranico, como é chamado o período de estiagem e altas temperaturas em pleno outono, deve seguir atuando até, pelo menos, o dia 20 de maio, com expectativa de temperaturas até 5°C acima do normal. O período também protagoniza manhãs frias e tardes quentes.

    O meteorologista Angel Domínguez Chovert, do Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado (Cempa) da Universidade Federal de Goiás (UFG), explica a variação abrupta de temperatura ao longo do dia. Segundo ele, o fenômeno ocorre devido ao resfriamento radiativo — processo em que a superfície terrestre perde calor pela emissão de radiação infravermelha, principalmente durante a madrugada, sob condições de céu limpo e ausência de nuvens.

    “O veranico está associado aos sistemas que inibem a formação de nuvens, isso favorece que durante a madrugada o esfriamento radiativo aconteça, escapa radiação, escapa energia, esfria o dia. E à tarde, a não presença de precipitação, de chuva, radiação ainda chegando de uma forma não tão difusa. Um pouco mais direto, isso faz com que as temperaturas aumentem significativamente no decorrer do dia”, explica Chovert.

    Cuidados com a saúde

    As mudanças drásticas de temperatura ao longo do dia podem ser prejudiciais à saúde, especialmente para certos grupos de pessoas. De acordo com a Climatempo, variações repentinas podem desencadear problemas cardíacos, pois, quando há uma transição rápida do frio para o calor, o sangue torna-se mais viscoso, as artérias se contraem e a pressão arterial tende a cair. Essas alterações exigem um esforço maior do organismo para bombear o sangue adequadamente.

    No cenário oposto — quando ocorre uma mudança abrupta do calor para o frio —, a pressão arterial tende a aumentar, podendo desencadear crises hipertensivas. Por isso, indivíduos com condições cardíacas pré-existentes são mais vulneráveis a essas oscilações térmicas.

    Related articles

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Stay Connected

    0FansLike
    0FollowersFollow
    3,912FollowersFollow
    22,300SubscribersSubscribe
    spot_img

    Latest posts