A segunda semana do ano promete ser chuvosa em boa parte do país. A previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que uma faixa que vai do sudeste do Amazonas, Região Centro-Oeste e Sudeste deve registrar até a próxima segunda-feira (13/1) volumes de chuva que podem ultrapassar os 80 mm.
Todavia, em Roraima, e em grande parte do leste da região Nordeste e Sul do Brasil, as chuvas deverão ficar abaixo de 20 mm.
Veja mapa:
A previsão do Inmet é para período de 6 a 13 de janeiro.
Para a região Norte, a meteorologia aponta que áreas de instabilidade associadas ao calor e à alta umidade provocarão pancadas de chuva ao longo da semana, com acumulados acima de 30 mm em grande parte da região. As fortes precipitações de 80 mm podem acontecer em áreas pontuais do sudeste do Amazonas, sul e leste do Pará e Tocantins.
No Centro-Oeste, a semana será chuvosa em Goiás e Mato Grosso do Sul. É esperado acumulados acima de 80 mm em áreas do centro-leste do Mato Grosso e do Goiás, podendo atingir 150 mm em algumas localidades. No Mato Grosso do Sul as chuvas acima de 40 mm se concentrarão no norte do Estado, com tendência a ficar firme no centro-leste.
As chuvas no Sudeste ficarão posicionadas na porção mais ao norte do estado, proporcionando chuvas com acumulados acima e 40 mm no centro-norte de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, podendo ultrapassar 100 em algumas localidades. Em São Paulo e sul de Minas Gerais os acumulados de chuva ficarão abaixo de 20 mm.
Tempo firme
O tempo deve ficar firme no Nordeste e Sul. A previsão aponta que a faixa leste e norte do Nordeste, há possibilidade de chuvas fracas ao longo da semana, enquanto na maior parte do interior, o tempo permanecerá quente e com baixa probabilidade de chuva.
Na Bahia, Piauí, grande parte do Maranhão e centro-oeste de Pernambuco, espera-se acumulados acima de 40 mm, podendo superar 80 mm em algumas áreas desses estados.
A semana começa firme no Sul. As chuvas devem se concentrar no leste do Paraná e de Santa Catarina. Os acumulados nessas duas áreas estarão abaixo de 60 mm, enquanto nas demais áreas da região prevê-se chuvas abaixo de 10 mm.