O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai a Goiânia nesta quinta-feira (17/7) para participar do 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE). A capital goiana é considerada um reduto da direita – deu 64% dos votos ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno de 2022 – e é gerida por um aliado do governador Ronaldo Caiado (União), pré-candidato na disputa pelo Planalto em 2026.
O Congresso da UNE acontece no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no campus da Universidade Federal de Goiás (UFG), a 10km do Palácio das Esmeraldas, sede do Governo de Goiás. O evento começou nessa quarta-feira (16/7) e segue até este sábado (20/7), e deve levar mais de 10 mil estudantes.
A primeira visita de Lula a Goiânia no seu terceiro mandato, em setembro de 2024, foi marcada por uma manifestação de bolsonaristas, que chegaram a ser expulsos por seguranças do evento. O petista foi à capital goiana para inaugurar um dos trechos da obra do BRT.
Leia também
-
Em sessão volátil, dólar e Bolsa fecham estáveis com Trump, Lula e IOF
-
Trump manobra para neutralizar contra-ataque de Lula sobre tarifas
-
Governo Lula omitiu por oito meses R$ 2,5 bilhões em honorários da AGU
-
AGU reage a críticas de que Lula indica poucas mulheres a tribunais
Lula no Congresso da UNE
O presidente deve participar de um ato previsto na programação do Congresso, com o tema “O Brasil é dos brasileiros! Taxar os super ricos e investir na educação”. A mesa faz referência ao embate recente entre governo e Congresso, na aprovação do reajuste do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que acabou gerando debate sobre a taxação das elites e de fundos hoje isentos.
A deputada federal Adriana Accorsi (PT-GO) deve participar do evento ao lado de Lula. Ela foi a candidata do PT à Prefeitura de Goiânia em 2024, marcando 24,44% dos votos. A parlamentar segue sendo aposta do partido para alavancar o nome do presidente, em Goiás, em 2026.
Segundo caciques da sigla, além de Lula, o presidente eleito do PT, Edinho Silva, também terá participação no evento desta quinta. A ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos (PCdoB), é outra presença aguardada no Congressso da UNE.