O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mudou a imagem de perfil no Instagram e adotou uma foto em que aparece fazendo um coração com as mãos e usando o boné “O Brasil é dos brasileiros”, idealizado pelo novo secretário de Comunicação do governo, Sidônio Palmeira.
O boné foi exibido pela primeira vez por ministros do governo que se licenciaram de seus cargos momentaneamente para participar das votações das mesas da Câmara e do Senado, no último dia 1º.
Lula fez um post para comunicar a troca da foto e escreveu na legenda: “Gostaram da minha nova foto de perfil?”.
Veja:
Entenda a “guerra dos bonés”
- Parlamentares e ministros de Lula foram ao Congresso Nacional, no dia da eleição para as presidências da Câmara e do Senado, com um boné escrito “O Brasil é dos brasileiros”.
- A frase teria sido sugerida pelo novo chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Sidônio Palmeira, ao ministro Alexandre Padilha.
- O próprio presidente Lula e os seus aliados usaram o boné diversas vezes durante agendas na última semana. O acessório inclusive passou a ser vendido em lojas progressistas por R$ 79,90.
- Na segunda-feira seguinte (3/2), a oposição reagiu e apareceu na sessão de abertura do ano legislativo com outro boné verde e amarelo pedindo “Comida barata novamente. Bolsonaro 2026”.
- O novo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), criticou a “guerra dos bonés”. “Boné serve para proteger a cabeça do sol, e não para resolver os problemas do país”, escreveu nas redes sociais.
Lula já havia aderido à “guerra dos bonés” ao publicar um vídeo no qual aparece com o boné azul. O item é uma espécie de contraponto ao boné vermelho usado por Donald Trump em sua campanha para a presidência dos Estados Unidos e também por bolsonaristas.
No caso do republicano, o item traz o famoso slogan “Make America Great Again” (Faça a América grande novamente, em tradução).