O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou solidariedade a familiares da cantora e compositora Cristina Buarque, que morreu neste domingo (20/4), aos 74 anos. Ela era irmã de Chico Buarque, a quem Lula se referiu como “amigo”. A informação da morte da cantora foi confirmada pelo filho da artista, Zeca Ferreira, nas redes sociais.
“Cantora e compositora talentosa, teve um papel extraordinário na música brasileira ao interpretar as canções de alguns dos mais importantes compositores do samba carioca, ajudando a poesia e o ritmo dos morros do Rio a conquistarem os corações dos brasileiros”, escreveu Lula nas redes sociais.
Quero expressar meus profundos sentimentos pelo falecimento de Cristina Buarque. Cantora e compositora talentosa, teve um papel extraordinário na música brasileira ao interpretar as canções de alguns dos mais importantes compositores do samba carioca, ajudando a poesia e o ritmo…
— Lula (@LulaOficial) April 20, 2025
Irmã de Chico Buarque e filha do historiador Sérgio Buarque de Hollanda e da intelectual e pianista Maria Amélia Buarque de Hollanda, ela gravou, em 1974, a canção Quantas Lágrimas, no álbum Cristina, que a tornou nacionalmente conhecida.
Cristina não gostava dos holofotes, mas era chamada pela turma do samba de “Chefia” e considerada uma enciclopédia do gênero musical.