Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Marcelo Rebelo de Sousa, de Portugal, entregaram o Prêmio Camões de Literatura a Adélia Prado, nesta terça-feira (18/2). A cerimônia ocorreu no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília.
Adélia Prado foi representada pelo filho Eugênio Prado. A escritora brasileira, de 89 anos, recebeu a homenagem em decorrência da contribuição dela para a literatura de língua portuguesa.
Além de escritora, Adélia é professora, contista, poeta e filósofa. Uma das principais obras dela é o livro “O coração disparado” (1978), que rendeu um Prêmio Jabuti a ela.
Visita do presidente português
Rebelo de Sousa realiza visita de Estado ao Brasil no contexto da 14ª Cimeira Brasil-Portugal, que reúne líderes dos dois países para discutir cooperações nas áreas como segurança, meio ambiente, saúde e cultura.
Também está prevista a visita do premiê português, Luis Montenegro, a Brasília nesta quarta-feira (19/2).
Também participaram da cerimônia desta terça o vice-presidente Geraldo Alckmin e as ministras Margareth Menezes (Cultura), Esther Dweck (Gestão) e o ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos).
Também marcaram presença o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e os chefes do Legislativo, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP), da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, respectivamente.
Depois da cerimônia os representantes dos dois países iram participar de um jantar oferecido por Lula e pela primeira-dama, Janja da Silva.
Brasil e Portugal
Mais cedo, o presidente de Portugal foi recebido por Lula no Palácio do Planalto, com a tradicional subida da rampa da sede presidencial. Ao longo do dia, os chefes de Estado realizaram reuniões bilaterais a respeito da relação bilateral entre os dois países.
Durante o encontro, o presidente Lula mencionou a recente decisão do Brasil de proibir o uso de celulares nas escolas, apoiada por diferentes setores. Além disso, foi discutido o trabalho realizado em torno da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30).