O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou luto de sete dias em todo o país após a morte do papa Francisco. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União desta segunda-feira (21/4).
“É declarado luto oficial em todo o País, pelo período de sete dias, contado da data de publicação deste decreto, em sinal de pesar pelo falecimento de Jorge Mario Bergoglio, Sua Santidade o Papa Francisco, a quem serão tributadas honras fúnebres de Chefe de Estado”, diz o decreto.
Mais cedo, Lula havia anunciado a decisão em um comunicado. Em nota, o chefe do Executivo ressaltou o histórico de luta do pontífice pela igualdade.
“Criticou vigorosamente os modelos econômicos que levaram a humanidade a produzir tantas injustiças. Mostrou que esse mesmo modelo é que gera desigualdade entre países e pessoas. E sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito”, destacou o presidente.
“Que Deus conforte os que hoje, em todos os lugares do mundo, sofrem a dor dessa enorme perda. Em sua memória e em homenagem à sua obra, decreto luto de sete dias no Brasil”, complementou.
A decretação de luto oficial é uma forma de o estado brasileiro homenagear grandes personalidades que faleceram. Durante o período, bandeiras hasteadas em órgãos públicos ficam a meio mastro.