Quem deseja emagrecer com rapidez costuma procurar fórmulas mágicas na internet. No entanto, as dietas restritivas podem ter resultados indesejáveis e, inclusive, causar o efeito contrário. Felizmente, um estudo realizado por cientistas da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia mostrou que o jejum intermitente aliado ao treino de alta intensidade (HIIT) pode dobrar o resultado da perda de peso.
O HIIT (High Intensity Interval Training), como seu próprio nome diz, é um treino intervalado de alta intensidade. Ele pode ser realizado em academias, parques ou mesmo em casa, não depende de equipamentos modernos e, por isso, é acessível para a maioria das pessoas. Além disso, a técnica promete gastar centenas de calorias durante o dia. O resultado pode ser ainda maior quando o HIIT é praticado durante um jejum intermitente.
Impacto na perda de peso
A pesquisa norueguesa avaliou 131 mulheres com excesso de peso e idades entre 19 e 45 anos. Um quarto delas fez jejum intermitente de 10 horas, outras um quarto fizeram treinos de HIIT, e o restante fizeram as duas coisas juntas. Além disso, um outro grupo de controle, com 33 mulheres, continuou sua dieta habitual e atividades físicas. Os quatro grupos fizeram mudanças na rotina por sete semanas.
Os resultados mostraram que as participantes que fizeram o jejum intermitente junto do HIIT conseguiram eliminar o dobro de peso. Elas perderam, em média, cerca de 3,6 quilos em comparação com o grupo de controle.
Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!