spot_img
domingo, 20 abril, 2025
More
    spot_img
    HomeBrasilInternado há uma semana, Bolsonaro posta foto de pontos no abdômen

    Internado há uma semana, Bolsonaro posta foto de pontos no abdômen

    -

    O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) completa neste Domingo de Páscoa (20/4) uma semana de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, onde passou por uma cirurgia de 12 horas para tratar uma obstrução intestinal.

    O procedimento foi feito para remover aderências intestinais e reconstruir a parede abdominal, complicações que, de acordo com os médicos, são decorrentes da facada sofrida pelo ex-presidente em 2018, durante a campanha eleitoral. Neste domingo, Bolsonaro postou em suas redes sociais uma foto do tórax sem curativo, deixando expostos os pontos da operação. Veja:

    Bolsonaro hospitalizado pontos sem camisa vertical

    “Ainda em fase de recuperação após mais um procedimento cirúrgico. Tenho me mantido estável, com a pressão controlada e uma resposta clínica considerada positiva pelos médicos”, escreveu Bolsonaro.

    Ele revelou ainda que segue sem alimentação oral, “recebendo nutrição por via venosa e realizando sessões diárias e mais acentuadas de fisioterapia para acelerar minha recuperação. A recomendação médica é de repouso absoluto, sem visitas, e ainda não há uma data definida para alta da UTI”.

    Segundo Bolsonaro, o curativo foi retirado neste domingo “para limpeza e averiguação da situação, além de dreno na lateral esquerda de meu abdômen”.


    O que aconteceu

    • Bolsonaro está internado em Brasília desde a noite de sábado (12/4), depois de ser transferido de Natal (RN), onde precisou ser hospitalizado às pressas na sexta-feira (11/4), para tratar quadro de subobstrução intestinal.
    • A cirurgia demorou 12 horas e ocorreu sem intercorrências e sem necessidade de transfusão de sangue.
    • O médico pessoal do ex-presidente, Cláudio Birolini, chegou a afirmar que, apesar de não ter acompanhado presencialmente as outras ocasiões, o quadro enfrentado por Bolsonaro na sexta foi o pior desde a facada sofrida durante a campanha presidencial de 2018.
    • Esta é a 11ª cirurgia realizada por Bolsonaro por conta de problemas relacionados ao sis5tema digestivo.

    Estado de saúde

    Diariamente a equipe médica do Hospital DF Star tem divulgado boletins que atualizam o estado de saúde de Bolsonaro, que está clinicamente estável, sem febre ou sinais de infecção.

    O ex-presidente segue em jejum oral e recebe nutrição parenteral – através de um cano – pois ainda não apresentou movimentos intestinais efetivos. Apesar disso, os médicos afirmam que a recuperação do político tem sido dentro do esperado, com cicatrização normal e sem complicações adicionais.

    Nesse sábado (19/4), Bolsonaro teve um episódio de alteração na pressão arterial, que foi prontamente controlado pelos médicos. De acordo com o boletim médico deste Domingo de Páscoa (20/4), ele continua sem previsão de alta da UTI e segue com visitações restritas, mantendo contato apenas com familiares e a equipe médica.​

    8 imagens

    Bolsonaro postou nas redes sociais momento na UTI

    Ex-primeira dama Michelle Bolsonaro e ex-presidente Jair Bolsonaro – Metrópoles
    Bolsonaro durante fisioterapia
    Jair Bolsonaro internado na UTI
    1 de 8

    Reprodução/Redes sociais

    2 de 8

    Bolsonaro postou nas redes sociais momento na UTI

    Reprodução/Redes sociais

    3 de 8

    Ex-primeira dama Michelle Bolsonaro e ex-presidente Jair Bolsonaro – Metrópoles

    Reprodução

    4 de 8

    Bolsonaro durante fisioterapia

    Reprodução/Redes sociais

    5 de 8

    Reprodução

    6 de 8

    Jair Bolsonaro internado na UTI

    Reprodução

    7 de 8

    Jair Bolsonaro

    Reprodução Redes

    8 de 8

    Reprodução Redes

    Recuperação

    Durante a primeira semana de internação, Jair Bolsonaro deu início à sessões de fisioterapia motora e foi visto caminhando pelos corredores do hospital, acompanhado por profissionais de saúde e pela ex-primeira-dama e sua esposa, Michelle Bolsonaro.

    Nas redes sociais ela compartilhou vídeos das sessões médicas e agradeceu o apoio recebido.

    Veja:

    A previsão inicial é de que a internação dure cerca de duas semanas, a depender da evolução do quadro clínico do ex-presidente.

    Através das redes sociais, Jair Bolsoanaro postou, na sexta-feira (18/4), uma foto na UTI, acompanhada de um texto em que diz que os últimos dias têm exigido dele silêncio e paciência.

    “Os últimos dias têm exigido de mim silêncio, paciência e dedicação total à recuperação. Mesmo na UTI, sigo firme, amparado por uma equipe médica extremamente dedicada, pela minha família e pelas orações de milhares de brasileiros”, escreveu.

    Contexto político

    Antes da internação, Bolsonaro cumpria agenda política no Rio Grande do Norte e tentava apoio para o Partido Liberal (PL) em meio aos processos judiciais que enfrenta frente ao Supremo Tribunal Federal (STF).

    Bolsonaro é réu no STF por suposta tentativa de incitar um golpe de Estado em 2022, com o objetivo de evitar a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

    Durante a transferência do político para Brasília, cerca de 200 pessoas se reuniram para ver Bolsonaro deixar o hospital no RN. Na capital, algumas pessoas se reúnem diariamente em frente ao DF Star e rezam de três em três horas em uma vigília feita para pedir a recuperação do ex-presidente.

    Related articles

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Stay Connected

    0FansLike
    0FollowersFollow
    3,912FollowersFollow
    22,300SubscribersSubscribe
    spot_img

    Latest posts