O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quarta-feira (7/2) alerta laranja para chuvas intensas e ventos fortes, que podem chegar a 100 km/h, em oito estados e no Distrito Federal.
O alerta laranja vale para os estados do Amazonas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rondônia e para o Distrito Federal. Segundo o Inmet, o acumulado de chuva nessas unidades da federação pode chegar a 100 mm/dia.
Alerta laranja de chuva intensa no Brasil
Alerta laranja vale para Amazonas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rondônia e o Distrito Federal
Inmet
Sol-Nascente-é-monitorado-24-horas-por-dia-contra-chuvas-5
O GDF decretou estado de alerta contra as chuvas, entre janeiro e março
Breno Esaki / Metrópoles
Sol-Nascente-é-monitorado-24-horas-por-dia-contra-chuvas-4
Segundo Celina, o GDF providenciou ações para sanar os impactos dos temporais
Breno Esaki / Metrópoles
0
O Inmet também emitiu alerta amarelo para chuva intensa para grande parte da região Norte, onde o acumulado pode chegar aos 50 mm/dia e os ventos atingirem 60 km/h.
A região Sul está sob alerta amarelo para perigo potencial de tempestades. A previsão é de que o acumulado de chuva chegue aos 50 mm/dia, os ventos atingem até 60 km/h e há risco de queda de granizo.
Além do risco de tempestade, o Rio Grande do Sul está sob a influência de alerta amarelo para onda de calor. As altas temperaturas nas cidades gaúchas devem ser registradas até este domingo (11/2).
As máximas devem chegar aos 39ºC em grande parte do estado e nas cidades que fazem fronteira com a Argentina, os termômetros podem superar os 40ºC.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul reforça a necessidade de evitar exposição ao sol entre 10h e 16h, além de se manter sempre hidratado.


