spot_img
segunda-feira, 12 maio, 2025
More
    spot_img
    HomeBrasilInflação fora do lar aperta margem de lucro de bares e restaurantes

    Inflação fora do lar aperta margem de lucro de bares e restaurantes

    -

    A inflação “fora do lar” — que inclui alimentação em bares, restaurantes, lanchonetes e similares — tem superado a inflação oficial do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 33% dos empreendedores não conseguiram reajustar o cardápio nos últimos 12 meses, o que indica que os negócios seguem com a margem de lucro apertada.

    A Abrasel sustenta que, mesmo com os preços subindo, os custos operacionais (como alimentos, energia, aluguel e salários) crescem ainda mais rapidamente, fazendo com que as margens de lucro fiquem apertadas.

    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na última sexta-feira (9/5) que o índice geral acumula alta de 5,53% em 12 meses, enquanto a alimentação fora do domicílio cresceu 7,61%.


    O que é IPCA

    • Refletindo o custo de vida e o poder de compra do cidadão brasileiro, o IPCA é calculado desde 1979 pelo IBGE.
    • O IPCA é considerado o termômetro oficial da inflação e é usado pelo Banco Central para ajustar a taxa básica de juros, a Selic.
    • Ele mede a variação mensal dos preços na cesta de vários produtos e serviços, comparando-os com o mês anterior. A diferença entre os dois itens da equação representa a inflação do mês observado.
    • O IPCA tem por meta pesquisar dados nas cidades, de forma a englobar 90% das pessoas que vivem em áreas urbanas no país.
    • O índice pesquisa preços de categorias como transporte, alimentação e bebidas, habitação, saúde e cuidados pessoais, despesas pessoais, educação, comunicação, vestuário, artigos de residência, entre outros.

    Os empreendedores do setor dizem que insumos importantes estão mais caros: a carne aumentou 22,24%, o frango, 9,16%, o ovo de galinha, 16,74% e o refrigerante e a água mineral aumentaram 7,08%.

    O setor ainda argumenta que os negócios seguem com dívidas acumuladas da época da pandemia.

    “O aumento dos preços da alimentação fora do lar acima da inflação geral mostra que os empresários estão começando a repassar os custos, mas ainda com muita cautela. Muitos seguraram os preços o quanto puderam, mas a alta de insumos como carne e ovos torna inviável manter os cardápios sem ajustes. Ainda assim, a margem continua muito apertada”, afirmou Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.

    Ele citou a movimentação da Abrasel, por meio do Plano Nacional de Restauração de Bares e Restaurantes, lançado no final de 2024, para apoiar os negócios do setor. O plano tem três frentes: 1) articulação de políticas públicas, 2) parcerias com agências de fomento, como Sebrae e Senac, e 3) engajamento da iniciativa privada, por meio do apoio de empresas.

    “Nosso objetivo é dar fôlego ao setor, garantindo não só a sobrevivência, mas condições para que bares e restaurantes voltem a crescer de forma sustentável”, completou Solmucci.

    Related articles

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Stay Connected

    0FansLike
    0FollowersFollow
    3,912FollowersFollow
    22,300SubscribersSubscribe
    spot_img

    Latest posts