Home Entretenimento Impactados por Café com Deus Pai, devocionais viram fenômeno literário

Impactados por Café com Deus Pai, devocionais viram fenômeno literário

0

Em 2023, as redes sociais foram tomadas por vídeos em que internautas mostravam a sua rotina, começando geralmente com um café preto e o “devocional” do dia. A tendência do TikTok ajudou a transformr Café com Deus Pai, livro de Junior Rostirola, em sucesso de vendas, elencando o primeiro lugar de obras mais vendidas do ano desde o período em questão.


O que são livros devocionais?

  • Os livros devocionais combinam estudo bíblico, temas do cotidiano, encorajamento e sabedoria bíblica.
  • As obras seguem um padrão estrutural: oração, leitura bíblica, meditação e anotações.
  • Café com Deus Pai é o mais famoso do nicho. A obra ganhou destaque nas redes sociais e conquistou o público fora da igreja.

O sucesso de Café com Deus Pai fez muito mais do que tornar Rostirola um autor best-seller: abriu as portas para outros autores do gênero e transformou os devocionais em figurinha carimbada nas livrarias físicas e on-line de todo o país.

Café com Deus Pai: por que o novo fenômeno gospel faz tanto sucesso?

3 imagens

1 de 3

Café com Deus Pai é um projeto que nasceu durante os momentos pessoais de devocional de Junior Rostirola

Imagem cedida ao Metrópoles

2 de 3

Imagem cedida ao Metrópoles

3 de 3

Pastor Junior Rostirola

Reprodução/ Instagram

Conversa com Deus Pai (ed. Principis), Devocional – Deus: Minha Essência (ed. BestSeller), Devocional Mulheres (ed. Vida), Priorize Deus (Ed. Vida), entre outros, elencam as listas de mais vendidos da Amazon.com e conquistam um público fiel da “palavra diária”.

Apesar da semelhança com a obra de Rostirola, que disse ao Metrópoles ter feito livros baseados em sua vivência, Amanda Veras, responsável por Conversa com Deus Pai, diz que devocionais são atemporais e baseados na experiência de cada autor.

“O que diferencia os autores são suas vivências, visões e estilos de escrita, que estabelecem conexões únicas com diferentes leitores. Somos muitos autores, cada um com suas características e formas de comunicar capazes de se conectar com públicos diversos e inspirá-los a buscar uma relação mais profunda com Deus”, disse ela à reportagem.

Também autora da obra Devocional Livre em 21 Dias, Veras garante não se preocupar com comparações em relação ao famoso Café com Deus Pai: “Acredito que o público se identifica com diferentes estilos de escrita“.

Fora da bolha

Movido pelas redes sociais, conteúdos cristãos furaram a bolha e tornaram-se parte do cotidiano. Além da literatura, cantores gospel estouraram no TikTok, enquanto The Chosen, série sobre a vida de Jesus Cristo sob a perspectiva daqueles que o conheceram e conviveram com Ele, conquistou um fiel fã-clube no mundo inteiro.

O mercado editorial naturalmente se adapta ao movimento. A editora Rocco, por exemplo, lança um selo voltado para livros devocionais e cristãos. A obra de lançamento será Os Tempos do Destino, da jornalista Márcia Peltier.

Capa do livro Os Tempos do Destino, de Márcia Peltier - Metrópoles

Na obra, Márcia apresenta 15 reflexões sobre as fases da vida com citações do livro de Eclesiastes, um dos livros filosóficos bíblicos mais influentes. A obra surgiu do desejo da autora de falar sobre o propósito da vida, que garante não ter “forçado” entrada no nicho famoso.

“Acredito que o sucesso dos livros que falam sobre a fé está ligado ao profundo desejo do ser humano de encontrar um sentido para a vida. O mundo atual, digital e interligado, faz com que tudo seja questionado e colocado sob à suspeição de que talvez nada seja real. Então, como separar o que faz sentido ou é fundamental para você? Questionando a sua própria existência é uma resposta para mim. Pois a fé é, justamente, a ‘ferramenta’ mais eficaz para fazer esse autoconhecimento que pode nos levar a compreender melhor a vida”, aponta.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile