O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), participou, na manhã desta quarta-feira (6/9), da abertura oficial da 31ª edição da Expoabra Brasília 2023.
O evento começou no domingo (3/9) e segue até o dia 17, com exposição de animais, palestras voltadas para a temática do agronegócio e do campo, além das apresentações musicais de grupos sertanejos.
Ibaneis destacou a importância do evento, considerado uma das feiras agropecuárias mais tradicionais do Centro-Oeste.
“Trabalhamos desde o primeiro mandato para revitalizar o Parque de Exposição Granja do Torto, que é um grande espaço importante para a nossa cidade. Temos uma vida na agropecuária do Distrito Federal muito dinâmica, e essa exposição marca anualmente esse encontro. Já tivemos um grande leilão na última segunda-feira (4/9) onde foram comercializados cerca de R$ 4 milhões em gado”, ressaltou o emedebista.
O chefe do Palácio do Buriti afirmou que o movimento do agronegócio da capital tem o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF). “Temos, aqui, muito forte a questão da tecnologia na produção das nossas áreas rurais e, com isso, conseguimos ter uma das maiores produtividades do Brasil. É um setor muito forte, muito potente e importante para a economia e para a geração de emprego e renda”, acrescentou.
Visitação
Diariamente, o espaço abre às 9h com entrada franca até as 15h. Às 17h, o parque fecha para manutenção e reabre às 19h, com shows. A expectativa é receber entre 800 mil e 1 milhão de pessoas durante os 15 dias de evento, promovendo 1,2 mil empregos diretos e mais uma centena de indiretos.
Entre os destaques da programação estão o evento nacional de jumentos e muares de Pêga – raça originária do Brasil – de Uberaba (MG), com a participação de oito comitivas e exposição de 500 animais, e ainda o congresso sobre o direito do agronegócio, o ciclo de palestras voltado para a proteção da mulher do campo e os concursos e competições envolvendo as raças de bovinos e equinos.
“O Distrito Federal tem sido referência na prática do esporte equino. Hoje, para fomentar essa cadeia, a produção de feno no DF, ocupa o terceiro lugar das grandes culturas”, destacou o secretário-executivo de Agricultura, Rafael Bueno.
A feira é promovida com apoio do GDF, que dá suporte logístico e institucional.